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GP brasileiro colocou o áudio no centro da estratégia
Para um fã de verdade, um segundo é mais que suficiente para reconhecer suas músicas favoritas. Com aposta nesse vínculo emocional, e na força do som, a Africa criou para Budweiser o case que se tornou a maior ideia de Audio&Radio em 2025 no Cannes Lions, com o Grand Prix da categoria, além de 1 dos 3 únicos Ouros distribuídos na categoria. A agência, aliás, foi a única premiada do país na categoria, já que ganhou mais 2 Pratas - no total de 4 Leões.
“One Second Ads”, que teve produção da Lucha Libre Áudio, reuniu dezenas de músicas reconhecidas de diversos ritmos, estilos e épocas, e desafiou o público em um concurso para adivinhar quais eram as canções, a partir de apenas um segundo de vídeo. A cada acerto, um novo desafio. A ação centrada no TikTok, incluiu "influenciadores" que levaram seus públicos a participar da ação.
Um detalhe curioso é que esse tempo de um segundo é justamente o período máximo para que não se precise pagar pelos direitos autorais da música. Para um fã de verdade, como o case explica, é tempo mais que suficiente.
"E se, em vez de criarmos um anúncio de 30 segundos, a gente criasse 30 anúncios de um segundo? Assim nasceu "One Second Ads". Uma ideia que veio de um insight comportamental genuíno, executada de forma inovadora e absolutamente nativa ao contexto das plataformas digitais. A campanha subverte o formato tradicional, toca em um ponto central que é a atenção nas redes e conecta a marca de forma autêntica com a cultura dos fãs de música. Uma solução simples, culturalmente relevante e impossível de ser ignorada", afirmou Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative.
O grande diferencial do case da Africa para Budweiser dentro da categoria foi usar o áudio para criar uma conexão profunda da marca com os consumidores. Como explicou o presidente do júri, Xolisa Dyeshana, CCO da Joe Public, esta é uma ideia de áudio puro, pensada e criada para esse formato. “É um campanha brilhante, criativa e que traz muitos insights para o futuro do áudio. Ela trata da força da música e a paixão dos consumidores por ela, criando uma conexão que tem o áudio como ponto central. Basicamente, ela atingiu aquilo que toda comunicação sempre buscar ao utilizar o som. Outro detalhe interessante da dinâmica da ação é que a marca cria e mantém uma base de fãs apaixonados engajados por muito tempo”, explica, se referindo ao tempo que o desafio pode durar.
Diversas tendências puderam ser observadas na categoria neste ano, segundo Will Bone, sócio e diretor da Pingado Áudio, que representou o país no júri. “A categoria de Áudio & Rádio está em constante evolução. Ainda valorizamos muito o craft tradicional como um bom roteiro, direção de voz e trilha, mas estamos vendo cada vez mais experimentações, como uso de IA, ativações imersivas e formatos não convencionais de storytelling em áudio. A escolha do Grand Prix foi bastante criteriosa. Buscamos um case que não apenas se destacasse em craft e execução, mas que também entregasse relevância cultural, impacto real e inovação dentro do uso de áudio e rádio. A decisão não foi imediata, houve bastante discussão mas ao final, sim, houve consenso”, diz.
Confira abaixo o videocase do Grand Prix brasileiro.
A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.
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