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GP de Media retoma debate sobre padrões não-realistas de beleza
As imagens geradas por inteligência artificial trazem consigo o debate sobre os padrões não-realistas de beleza, assim como já feito há 20 anos pela campanha da Real Beleza, de Dove. A campanha agraciada com o Grand Prix de Media Lions em 2025, “Dove Real Beauty Redefined for the AI Era”, da Mindshare de Nova York para Dove, atualizou o assunto.
Para desafiar os padrões de beleza da IA, a ação uniu a marca ao Pinterest, para que as próprias mulheres pudessem redefinir os padrões. Usuários da rede puderam modificar seu feed, a partir da seleção de atributos que consideram “beleza real”. A campanha foi ampliada por ações de digital, conteúdo e cross-channel, o que ajudou a transformar milhões de feed, e a melhorar a experiência de search.
“Debatemos muito para escolher o Grand Prix, pois havia grandes Ouros. E, cada um, representando diferentes aspectos do que é a mídia hoje. O escolhido redefine uma campanha histórica, e traz uma grande reflexão. Ele representa a capacidade das marcas de entenderem o que vem adiante”, afirmou Clays. Segundo ele, a área dentro da mídia que deveria receber mais atenção das agências no próximo ano é de dados.
O júri liderado por Dan Clays, CEO da Omnicom Media Group EMEA, e que teve Rafaela Alves, Chief Data Media Officer da AlmapBBDO como representante do país, concedeu 66 Leões para agências representantes de 20 países. O Brasil teve 10 Leões nesta edição do Media Lions, incluindo 3 Ouros: “Coupon Rain”, da Gut para Mercado Livre, “Retro Influencers”, da mesma Gut para Skol, e “Streaming Bars”, da LePub para Heineken. Além de outras 3 Pratas e 4 Bronzes.
O case da LePub ficou conhecido por criar uma solução para o momento da pausa de um filme ou série da Netflix: ao invés de ver um comercial, o consumidor vai para um “bar” digital, onde pode, por conta de uma parceria com iFood, pedir uma cerveja Heineken para entrega. Já “Retro Influencers” homenageou as pessoas leais à marca há muito tempo. Para isso, usou uma solução no Instagram em que as pessoas podem editar legendas de posts do passado com a cerveja - elas foram convidadas a postar #RetroAd nas imagens antigas e se tornaram “influenciadores”, com o conteúdo indo parar na mídia. Por fim, “Coupon Rain”, de Mercado Livre, transformou os famosos “confetes” que caem após a conquista de títulos dos times em cupons.
O rendimento em 2025 é um pouco inferior ao de 2024, quando o Brasil ganhou 11 Leões, incluindo o Grand Prix da categoria com “Handshake Hunt”, da Gut para Mercado Livre.
Confira abaixo o case vencedor do Grand Prix:
A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.
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