Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
GP de Creative Data vai para Consul e DM9
Um projeto para ajudar a população a economizar na conta de luz conquistou o GP de Creative Data do Cannes Lions 2025. O case “Efficient way to pay”, da DM9 para Consul, se destacou por resolver “um problema real com uma solução real”. Trata-se de um programa lançado neste ano pela marca, o Consumo Eficiente de Energia, que estimula o consumidor a fazer uma troca de eletrodomésticos antigos por novos, mostrando quanto vão reduzir nessa despesa mensal.
Quando a pessoa faz o comparativo do consumo de energia entre os eletrodomésticos e encontra qual seria a economia na conta, a diferença é usada para abater o valor da parcela da compra do novo eletrodoméstico. “Esse programa mostra de forma tangível a economia”, explica Bertha Fernandes, head de marcas e comunicação da Whirlpool.
Ela pontuou é uma das ações que a marca lançou neste ano em que celebra seus 75 anos. “No primeiro semestre, colocamos em prática esse modelo para gerar impacto real na vida das famílias. Para o segundo semestre, teremos mais iniciativas”, revelou, referindo-se às comemorações de aniversário da companhia.
Segundo a presidente do júri, Tina Allan, Chief Data and Intelligence Officer da FCB Global, um dos critérios para atribuir Leões na categoria foi quanto o trabalho move as pessoas e move o negócio de uma maneira que pode ser mensurada. No caso da Consul, que completa 75 anos em 2025, o programa promove uma transformação mais do que simplesmente informa a população.
Laura Esteves, vp de criação da DM9, ressaltou que a Consul está presente em 50% dos lares brasileiros. “A gente vê de perto o que é importante para as famílias brasileiras. O objetivo da ação era mostrar que a economia que os produtos oferecem em relação ao gasto com o consumo de energia poderia garantir a troca por eletrodomésticos com melhor tecnologia e sem onerar a renda dessas famílias”, explicou.
A jurada brasileira na categoria, Camila Nakagawa, Global Executive VP, da Havas Prose on Pixels, celebrou a conquista do país e dos demais Leões em Creative Data – 2 Pratas e 2 Bronzes (para Almap e Africa e para DM9 e Ampfy, respectivamente). A performance brasileira foi impactante porque nenhum outro país passou de 2 Leões. Ao todo, 18 troféus foram distribuídos.
Sobre o GP, Camila salientou que o case é uma ideia de negócio e um serviço para o consumidor. Pelas informações da Consul, 65% dos lares brasileiros têm eletrodomésticos com mais de 20 anos de idade. “Esse é um novo modelo de negócio para democratizar o produto. Eu me emocionei na sala do júri porque conheço a realidade do Brasil e expliquei o que é um boleto”, contou. “Não é uma ideia só para falar sobre economia de energia; é uma nova forma de vender”.
Camila observou ainda que o trabalho evidencia que dado não significa tecnologia. A maneira como o case se envolve com o Creative Data é representada por uma mecânica que garante o benefício direto para o consumidor. O dado é extraído da conta de luz.
A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.
Siga o Clube nas redes sociais:
Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos