arrow_backVoltar

Cannes Lions 2025

GP de Creative Business Transformation reconhece case contra violência doméstica

19.06.25

A campanha vencedora do Grand Prix de Creative Business Transformation, “AXA - Three Words”, da Publicis Conseil para a seguradora francesa AXA, vai se firmando como um dos principais cases do festival - agora, com 2 Grand Prix (o outro foi em Direct).

A ação nasceu da necessidade de proteger as mulheres da violência doméstica. Mas ao invés de partir para uma campanha de conscientização, o case estudou a fundo a realidade do país, entendendo as questões jurídicas e comerciais para que um contrato trouxesse apenas três palavras a mais: “e violência doméstica”.

Na França, como em outros países, é obrigatório ter seguro de casa. Por padrão, os contratos já incluem cláusulas de realocação dos moradores em casos que tornem o lugar inabitável, como inundação ou incêndio. AXA, no entanto, foi além e conseguiu incluir a violência doméstica como uma condição prevista em contrato para a realocação - a cláusula já foi acionada 131 vezes até a finalização do videocase.

A proteção entrou de forma obrigatória em 3,5 milhões de contratos em 2024, inclusive, com efeito retroativo. A marca ofereceu também assistência psicológica e legal, no nos casos de realocação.

A presidente do júri, Jane Lin-Baden, CEO do Publicis Groupe para Ásia e Pacífico, afirmou que o case indica a evolução da ideia de propósito de marca, o que ajuda a redefinir a própria categoria. “Vemos muitas campanhas com propósito todos os anos, mas nesse caso, temos ele no coração do negócio da marca. É uma evolução, pois une o propósito de marca com os impactos comerciais, legais e sociais. Esse trabalho impacta todo o ecossistema da empresa e a aproxima das pessoas, transformando a vida delas”, afirmou.

O Brasil marcou presença na categoria com 1 Leão de Bronze, com "Recipe for Growth", da DM9 para iFood. O case tentou encontrar uma solução para os restaurantes prosperarem dentro da plataforma - a partir de um dado de que 52% dos negócios fecham em apenas dois anos. A ação parte dos bilhões de dados gerados sobre os milhões de pedidos feitos todo mês. Foi criada, então, uma ferramenta digital (um app) que une dados de localização, tendências, comportamento de consumidor e outras informações para gerar insights práticos - como a sugestão para aumentar o uso de um determinado item nas receitas ou implementar novos pratos no cardápio que estejam fazendo sucesso na região. Segundo o próprio iFood, há até 40% a mais de vendas em restaurantes que utilizam a ferramenta do que no caso dos outros.

Além do Grand Prix, foram concedidos 1 Ouro, 2 Pratas e 3 Bronzes pela categoria. Um brasileiro esteve no júri: Fabio Silveira, managing director da Havas Middle East.

A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.

Siga o Clube nas redes sociais:
InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Cannes Lions 2025

/