Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Festival adota medidas + rígidas para inscrição
Depois de ter decidido retirar o GP de Creative Data e o Leão de bronze em Creative Commerce da campanha "Efficient Way to Pay", da DM9 para a Consul (leia aqui), a organização do Cannes Lions anuncia que adotará novas medidas para que os trabalhos inscritos no Festival mantenham "os mais altos padrões de verdade, justiça, transparência e excelência criativa".
O GP de PR, da Índia, "Lucky Yatra", da FCB Índia para a Indian Railways (leia aqui), também está sendo questionado por jornalistas daquele país. A ideia foi transformar tickets de trem em bilhetes de loteria, para incentivar as pessoas a pagarem pelo transporte (já que, segundo o videocase, mais de 40% não compram a passagem). Críticos estão apontando que a campanha "não teria sido executada" ou teria sido "descontinuada quase imediatamente após seu início".
Neste contexto, a organização do Festival informa que irá adotar medidas mais rígidas para inscrição de cases, introduzindo "uma série de medidas aprimoradas para garantir que os prêmios permaneçam robustos na era do conteúdo sintético, da mídia e da IA generativa".
Cannes Lions comunica que todas as organizações participantes do Festival terão que assinar um "Código de Conduta aprimorado". Em relação à transparência, será obrigatória a divulgação da inteligência artificial como parte do processo de inscrição (sob pena de "desqualificação ou revogação").
O Festival também promete adotar ferramentas de detecção de conteúdo, que poderão ser usadas para ajudar a identificar filmes e materiais manipulados.
Além disso, irá formar um comitê de revisão dedicado, composto por especialistas em inteligência artificial, ética e integridade de conteúdo.
As medidas serão "apoiadas por procedimentos formais de execução, incluindo potencial desqualificação, divulgação pública ou retirada do prêmio, quando necessário", segundo a organização do Festival.
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos