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Festival endurece regras e propõe consequências por 'má conduta'
A organização do Cannes Lions, que já havia anunciado que adotaria novas medidas para as inscrições, com foco em "veracidade e transparência", detalha agora "novos padrões de integridade" para os seus prêmios a partir de 2026.
As regras estão reunidas num documento chamado pelo festival de "New global Standard for Creative Integrity".
As medidas serão adotadas depois que o Cannes Lions decidiu retirar o GP de Creative Data e o Leão de bronze em Creative Commerce da campanha "Efficient Way to Pay", da DM9 para a Consul (leia aqui).
O primeiro item do documento aborda a "Propriedade e Autoria", que destaca que "toda inscrição deve ser aprovada pelo líder de negócios da empresa participante e por um profissional de marketing sênior da marca contratante."
A segunda diz respeito à "Veracidade das Alegações". Segundo a organização do festival, um novo sistema de verificação em duas camadas combinará verificações manuais com análises conduzidas por IA para questionar a veracidade das alegações feitas por cada inscrição.
A organização do Cannes Lions ainda promete que os jurados terão acesso a um especialista em dados e mensuração ("objetivo e independente", de acordo com o festival), mediante solicitação, durante todo o julgamento, para "fornecer um escrutínio técnico adicional sobre as alegações de impacto, eficácia da campanha, impacto na mídia e interpretação dos dados".
Além disso, um "Manual de Integridade de IA" delineará "o que é aceitável, o que deve ser divulgado e o que constitui uma violação". O modelo será baseado nos Princípios de Inteligência Artificial da OCDE e da Unesco.
Empresas poderão ser banidas por até três anos
O terceiro item do documento aborda as "Consequências da Falsa Representação". O Cannes Lions informa que "reserva-se no direito de desqualificar ou retirar qualquer case em qualquer fase da inscrição ou julgamento", inclusive após a premiação, caso seja constatada "falsidade ideológica". A organização poderá solicitar documentação adicional ou depoimentos de participantes ou clientes "com o mais alto nível de senioridade".
O Cannes Lions também destaca que "empresas que apresentarem intencionalmente trabalhos falsos ou enganosos poderão ser banidas da participação por até três anos". A "elegibilidade do júri também poderá ser revogada."
O quarto item do documento afirma que todos os casos encaminhados serão analisados por um "Conselho de Integridade" recém-criado, composto por especialistas jurídicos. Os participantes terão o direito de responder aos questionamentos referentes ao case e recorrer.
Por fim, o Cannes Lions anuncia que publicará uma auditoria anual de integridade.
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