arrow_backVoltar

Cartazes Brasileiros

Rico Lins faz seleção para mostra que vai rolar em Chaumont

17.10.05

O designer brasileiro Rico Lins resgatou parte dos cartazes criados no Brasil, da década de 50 até hoje, para reunir uma seleção que comporá a mostra Brésil à l'Affiche, que vai acontecer em Chaumont, na França.


Chaumont é conhecida mundialmente como a “cidade dos cartazes”, pois abriga anualmente um importante Festival Internacional de Cartazes.

A diretora de grafismo do Festival, Christelle Kirchstetter, no Brasil até essa terça-feira, 25 de outubro, escolheu, ao lado de Rico Lins, as peças que embarcarão para a França e serão exibidas entre os dias 13 de dezembro de 2005 a 25 de fevereiro de 2006.


“Com a vinda da Christelle, a nossa intenção é estabelecer uma relação mais próxima com a França, assegurando a participação regular do Brasil no Festival de Chaumont e a possibilidade de trazer eventos internacionais para cá”, afirma Lins, que tem o apoio da Panamericana Escola de Arte e Design nessa empreitada.

A exposição encerrará o calendário da programação do Ano Brasil-França 2005 e pretende figurar como uma importante mostra do design gráfico brasileiro.


Ao todo, serão expostos 80 cartazes originais e uma centena de obras em formato digital, criados por designers de diversas gerações e regiões do país, como Alexandre Wollner, Lina Bo Bardi, Rogério Duarte, Jair de Souza, Luís Stein, Kiko Farkas, João Baptista da Costa Aguiar, Ziraldo, além da produção anônima de cartazes populares. Um cartaz de Antonio Maluf será o mais antigo da mostra e foi criado para divulgar a primeira Bienal Internacional de Artes de São Paulo, em 1951.



 

Cartazes Brasileiros

/