arrow_backVoltar

Caso Eloá

MPF quer que RedeTV! pague R$ 1,5 mi

02.12.08

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ajuizou ação civil pública na segunda-feira (01º) contra a RedeTV!, pela exibição de entrevistas com a adolescente Eloá Cristina de Oliveira e com o seqüestrador e ex-namorado da garota, Lindemberg Alves.


O Ministério quer que a emissora pague indenização por danos morais coletivos de R$ 1,5 milhão - equivalente a 1% do faturamento bruto anual da emissora - ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, fundo público com controle social destinado a financiar projetos de direitos humanos.


Para o MPF, a atitude da emissora interferiu na atividade policial e colocou a vida da adolescente e dos envolvidos na operação em risco.


Além disso, a emissora descumpriu uma recomendação feita pelo órgão ao entrevistar Eloá. No dia 10 de setembro, o MPF sugeriu que a RedeTV! deveria obter autorização judicial antes de transmitir a participação de menores de idade nos programas.


A emissora informou ao Portal Imprensa que se manifestará assim que for notificada. "Porém, a RedeTV! defenderá sempre a liberdade de expressão e o não cerceamento do direito do jornalismo informar os telespectadores considerando, portanto, essa iniciativa do Ministério Público Federal uma forma velada de censura", disse o canal através de sua assessoria de imprensa.


Com informações do Portal Imprensa, na íntegra aqui.

Caso Eloá

/