arrow_backVoltar

CCXP multiverso

Festival 2021 será online e em 2022 terá evento de premiação

14.09.21

Maior festival de cultura pop do mundo, a CCXP vai voltar a acontecer de forma online neste ano, informou a organização nesta terça-feira, 14. A data do evento também foi anunciada: 4 e 5 de dezembro. Como em 2020, o evento, que recebeu o nome de CCXP Worlds, ocorrerá em uma plataforma virtual preparada para receber vários palcos. A edição 2021 será o passo inicial de um plano maior: um festival multiverso. Isso porque a marca se desdobra em quatro projetos, com um calendário que se estende até dezembro de 2022.

Depois da CCXP Worlds 21, estão programadas a CCXP Awards, em maio de 2022, a segunda CCXP Cologne (Alemanha) – que será o primeiro evento presencial da franquia –, em junho, e, por fim, a CCXP 22, planejada para acontecer na SP Expo, local onde sempre ocorreram os festivais, no início de dezembro. A esse conjunto de eventos deu-se o nome de CCXPverso.

O evento oferecerá mais de 50 horas de conteúdo gratuito. Mas existem benefícios que serão disponibilizados por meio de pacotes comercializados: o Digital Experience e o Home Experience. Já está montada também uma oferta casada, misturando a edição deste ano e a CCXP 22.

Sobre o festival de premiação, ainda não foram liberados detalhes. A única informação é que ele homenageará as principais vertentes da cultura pop.

A edição de 2022 já está sendo considerada pelos organizadores a maior CCXP de todos os tempos, o que estabelece um grande desafio para a empresa. Com a realização virtual – que durou três dias no ano passado, um a mais do que a edição 2021 –, o festival atingiu 3,5 milhões de pessoas, em mais de quatro mil cidades e 139 países.

Esse número bate com folga o total de visitantes da edição 2019: 280 mil pessoas em quatro dias. Mas é claro que o evento presencial é mais animado e repleto de atividades, experiências e oportunidades para as marcas. Famoso pelas longas filas em torno das atrações e abarrotado de pessoas vestidas como personagens, o festival não pode ser feito este ano na SP Expo pelo cenário da pandemia e pela evolução da vacinação no Brasil. Mas as expectativas em torno da CCXP Worlds 21 são grandes.

Em 2020, realizamos o maior evento da história da franquia, e esse ano acreditamos que podemos projetar um crescimento de até 20%. Certamente não vamos decepcionar nossos fãs", declarou, em comunicado, Pierre Mantovani, CEO da CCXP.

A CCXP Worlds 21 acontecerá em cinco palcos de conteúdo por meio de três streamings simultâneos. Para ter acesso a conteúdos exclusivos, como masterclasses especiais, e produtos licenciados, é preciso adquirir os pacotes Digital Experience ou Home Experience. Com o primeiro, será possível acompanhar masterclasses de personalidades, como quadrinistas, diretores, produtores e creators; maratonar webséries, entrevistas e materiais inéditos na área de video on demand; e receber informes para adquirir lançamentos exclusivos, edições limitadas e produtos licenciados de filmes, séries e heróis.

Com o Home Experience, além de todos os benefícios do Digital Experience, o fã recebe uma credencial exclusiva, um colecionável, pins e itens exclusivos para interagir de casa com os painéis dos maiores estúdios de Hollywood. Os valores dos pacotes ainda não foram revelados.

Entre as novidades anunciadas nesta terça-feira estão:

- A plataforma da CCXP Worlds 21 passou por uma série de ajustes para corrigir falhas apontadas pelo público no ano passado. Além de um acesso mais rápido, o visitante terá um painel de controle com ferramentas para interagir com visitantes de todos os “mundos” presentes na plataforma durante as lives.

- Ingressos serão disponibilizados a partir de pré-venda para clientes Santander, um dos patrocinadores, entre 29 de setembro e 12 de outubro. A abertura para o público em geral acontecerá no dia 15 de outubro, pelo site https://www.ccxp.com.br.

- Quem quiser garantir desde já a presença na CCXP22 e for cliente Santander, poderá aproveitar a pré-venda e comprar a credencial do ano que vem com 10% de desconto em todas as categorias, além de parcelar em até 12 vezes, sem juros. Quem adquirir qualquer ingresso para a CCXP22 ganha o pacote Digital Experience para a CCXP Worlds 21.

- Além do patrocínio do Santander, a CCXP Worlds 2021 já conta com o apoio do Outback e da Sadia, participação do Kindle e Crunchyroll e parceria de conteúdo com Amazon Prime Video, Paramount e Collider.

- Conhecido como o coração da CCXP, o Artists' Alley muda de nome para Artists' Valley no festival virtual. Nele, artistas do mundo inteiro poderão apresentar seus trabalhos, interagir com os fãs e vender artes originais. Sucesso em 2020, as masterclasses exclusivas, os workshops e a batalha de quadrinistas retornam nesta edição.

- Será apresentado o “Road to Artists’ Valley”, um documentário de quatro episódios, que fará um aquecimento para o festival, contando como a área se tornou o maior Artists' Alley do mundo.

- O Creators & Cosplay Universe terá na programação apresentações musicais, game shows, bate-papos, sketches originais, duelo de podcasts, gravações de conteúdos originais ao vivo e muita interação com o público de casa. O Concurso Cosplay vai eleger os melhores em três categorias: Master Cosplay, Melhor Apresentação e Melhor Figurino. Haverá ainda um prêmio para quem fizer cosplay em casa e produzir um vídeo curto para o festival.

- Em relação a games, Alexandre Gaules, um dos streamers mais famosos do mundo, coordenará uma programação de 24 horas durante os dois dias de festival.

- Haverá o Telegram oficial da CCXP Worlds. Quem adquirir a credencial Digital Experience poderá entrar no grupo para saber, em primeira mão, as novidades da edição 2021.

- A CCXP firmou parceria com a Estrela para lançar uma versão do Banco Imobiliário ligada a CCXP Worlds.

CCXP multiverso

/