Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ibope aponta quem mais aparece nos comerciais de TV aberta
Depois de mensurar que 11% das duas mil marcas que veicularam campanhas na TV aberta utilizaram celebridades como garotos-propaganda representando 17% de todo o investimento publicitário no meio , o Ibope Repucom realiza agora um levantamento para descobrir quais são as personalidades que mais figuram na televisão apresentando anunciantes, produtos e serviços.
De acordo o instituto, de janeiro a agosto deste ano tendo como base a praça da Grande São Paulo , Neymar e Rodrigo Faro lideram a lista, aparecendo em comerciais de oito marcas diferentes, cada. Em seguida figuram Ivete Sangalo (5 marcas), Rodrigo Hilbert (5), Ronaldo (5), Gisele Bündchen (4), Maria Fernanda Cândido (3), Adriane Galisteu (3), Seu Jorge (2), Zezé Di Camargo & Luciano (2), Caio Castro (2), Alinne Moraes (1), Fátima Bernardes (1), Tatá Werneck (1) e Carlinhos Brown (1). Este último, porém, mesmo aparecendo para apenas uma marca (Tribunal Superior Eleitoral, na campanha Vem pra urna), é o que mais apareceu em inserções, diante da massividade da estratégia de comunicação do anunciante no período.
Ainda de acordo com a pesquisa, as campanhas com atletas correspondem a 25% do total no período analisado. O Mundial de Futebol e as Eleições foram os grandes impulsionadores das inserções com celebridades, por isso, Neymar e Carlinhos Brown foram as celebridades com maior número de inserções veiculadas, explica José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom.
O estudo também avaliou que as 15 personalidades pesquisadas possuem awareness bem acima da média entre as celebridades brasileiras de todas as áreas de atuação ou seja, são extremamente conhecidas pelos brasileiros. Dos oito atributos analisados pelo estudo, os mais bem avaliados pelos brasileiros para os 15 famosos foram: influência, recomendação, carisma e aspiracional.
Entre as mais reconhecidas do top 15 estão Fátima Bernardes, com nota 98.6, seguida por Ivete Sangalo (98.2) e Gisele Bündchen (98). A média nacional para o awareness das personalidades é de 73,4%.