arrow_backVoltar

Celular

Nokia perde terreno no segmento de smartphones

05.08.09

A finlandesa Nokia, maior fabricante de telefones celulares do mundo há mais de dez anos, perdeu terreno no lucrativo segmento de telefones inteligentes, em franca expansão.


Apple, Research In Motion (RIM) e empresas como a HTC, que usam o sistema operacional Android, do Google, surgiram com força, criando um sério desafio para a líder.


A Nokia dificilmente perderá a liderança em telefones celulares. Poderia, entretanto, ver as receitas e lucros afetados, caso a Apple assuma a dianteira nos telefones inteligentes, algo possível segundo alguns analistas.


A companhia britânica de consultoria Generator Research prevê queda de participação da Nokia no setor de "smartphones" dos atuais cerca de 40% para 20% até 2013, com a Apple assumindo a liderança.


"Se a Nokia ficar fora de posição nesse segmento e a Apple começar a ditar os rumos - como acontece agora - começaremos a ver um impacto [maior] em três a quatro anos", diz Andrew Sheehy, cofundador da Generator.


A Nokia espera reconquistar ímpeto com uma série de iniciativas. A mais importante visa tornar os telefones da Nokia tão bons em rodar softwares quanto o iPhone.


A empresa tenta atrair mais projetistas de programas independentes para criar aplicativos para telefones da Nokia.


Também se preocupa em tornar seus aparelhos bem mais fáceis de usar, uma desvantagem crucial atualmente. "Não estamos satisfeitos com a atual situação", diz Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia. "Mas é preciso ser cuidadoso para não centrar-se muito em uma só parte de cada vez. Veremos melhorias importantes."


Leia matéria da Business Week, publicada no Valor Econômico, na íntegra aqui.

Celular

/