arrow_backVoltar

CENP

Auditoria é credenciada para verificar circulação de impressos

04.02.13


O Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) anuncia que, pela primeira vez, credenciou uma auditoria independente para verificar a circulação de veículos impressos em todo o Brasil.



A Athros, sediada em São Paulo (SP), foi avaliada e recomendada pelo Comitê Técnico de Mídia do CENP, que reúne profissionais de agências, veículos e anunciantes, e foi aprovada pelo Conselho Executivo da entidade, recebendo uma chancela técnica.



A expectativa do CENP com a iniciativa é "estimular outras auditorias e demais fornecedores interessados, universidades inclusive, a se credenciarem, possibilitando a ampliação da oferta deste serviço, que deve resultar em mais veículos de comunicação impressos com circulações medidas por terceiros."



“A revista ou jornal que possui circulação verificada por uma empresa confiável adquire credibilidade junto a anunciantes e agências. O mercado publicitário, por sua vez, ganha mais transparência e segurança para investir”, afirma Caio Barsotti, presidente do CENP.



O credenciamento pelo CENP leva aproximadamente 90 dias e exige que a empresa atenda às Normas de Credenciamento de Fornecedores de Verificação de Circulação, que seguem critérios de classe mundial.



Outras informações estão disponíveis no site do CENP.



Estima-se que atualmente existam de 10 mil a 13 mil periódicos em circulação no Brasil. Desse total, menos de 500 veículos têm sua circulação medida pelo IVC. “As auditorias devem atender principalmente os periódicos regionais e especializados que, por diversas razões, tinham dificuldade de obter esse serviço”, observa Célia Fiasco, superintendente do CENP. De acordo com Célia, a entrada das auditorias nesse mercado contribui para aumentar a concorrência e possibilita que mais veículos participem "deste mercado transparente e profissional".



“Grandes anunciantes estão exigindo cada vez mais números certificados para o direcionamento de suas verbas publicitárias. Este movimento converge com a iniciativa do CENP, que vem atuando intensamente para fomentar a auditoria de circulação nos jornais, em todas as regiões do país”, afirma Pedro Martins Silva, do IVC, que lançou uma auditoria de circulação direcionada a micro e pequenos editores de jornais, com tiragem até cinco mil exemplares, incluindo a versão impressa e digital: o IVC-MPE. “A principal vantagem do IVC-MPE é o custo adequado à capacidade financeira da empresa”, garante Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC.



O IVC-MPE teve a adesão do Diário de Jacareí, do Estado de São Paulo, e de A Tribuna, de Criciúma (SC). 



“O primeiro credenciamento de uma auditoria independente pelo CENP e os primeiros ingressos no IVC-MPE constituem um marco para o mercado publicitário. Essas conquistas representam o amadurecimento e consolidação de boas práticas entre todos os envolvidos. Para as auditorias, especificamente, essa é uma nova oportunidade de negócio, que agregará valor ao segmento”, finaliza Barsotti.


CENP

/