Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Auditoria é credenciada para verificar circulação de impressos
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) anuncia que, pela primeira vez, credenciou uma auditoria independente para verificar a circulação de veículos impressos em todo o Brasil.
A Athros, sediada em São Paulo (SP), foi avaliada e recomendada pelo Comitê Técnico de Mídia do CENP, que reúne profissionais de agências, veículos e anunciantes, e foi aprovada pelo Conselho Executivo da entidade, recebendo uma chancela técnica.
A expectativa do CENP com a iniciativa é "estimular outras auditorias e demais fornecedores interessados, universidades inclusive, a se credenciarem, possibilitando a ampliação da oferta deste serviço, que deve resultar em mais veículos de comunicação impressos com circulações medidas por terceiros."
A revista ou jornal que possui circulação verificada por uma empresa confiável adquire credibilidade junto a anunciantes e agências. O mercado publicitário, por sua vez, ganha mais transparência e segurança para investir, afirma Caio Barsotti, presidente do CENP.
O credenciamento pelo CENP leva aproximadamente 90 dias e exige que a empresa atenda às Normas de Credenciamento de Fornecedores de Verificação de Circulação, que seguem critérios de classe mundial.
Outras informações estão disponíveis no site do CENP.
Estima-se que atualmente existam de 10 mil a 13 mil periódicos em circulação no Brasil. Desse total, menos de 500 veículos têm sua circulação medida pelo IVC. As auditorias devem atender principalmente os periódicos regionais e especializados que, por diversas razões, tinham dificuldade de obter esse serviço, observa Célia Fiasco, superintendente do CENP. De acordo com Célia, a entrada das auditorias nesse mercado contribui para aumentar a concorrência e possibilita que mais veículos participem "deste mercado transparente e profissional".
Grandes anunciantes estão exigindo cada vez mais números certificados para o direcionamento de suas verbas publicitárias. Este movimento converge com a iniciativa do CENP, que vem atuando intensamente para fomentar a auditoria de circulação nos jornais, em todas as regiões do país, afirma Pedro Martins Silva, do IVC, que lançou uma auditoria de circulação direcionada a micro e pequenos editores de jornais, com tiragem até cinco mil exemplares, incluindo a versão impressa e digital: o IVC-MPE. A principal vantagem do IVC-MPE é o custo adequado à capacidade financeira da empresa, garante Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC.
O IVC-MPE teve a adesão do Diário de Jacareí, do Estado de São Paulo, e de A Tribuna, de Criciúma (SC).
O primeiro credenciamento de uma auditoria independente pelo CENP e os primeiros ingressos no IVC-MPE constituem um marco para o mercado publicitário. Essas conquistas representam o amadurecimento e consolidação de boas práticas entre todos os envolvidos. Para as auditorias, especificamente, essa é uma nova oportunidade de negócio, que agregará valor ao segmento, finaliza Barsotti.