arrow_backVoltar

Cenp e Kantar

Investimento em mídia via agências, em 2024

15.05.25

As agências de publicidade no Brasil foram responsáveis por investimentos em mídia da ordem de R$ 64,7 bilhões em 2024, uma crescimento de 12,5% sobre o ano anterior.

Trata-se de uma projeção realizada pelo pelo Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp), com o apoio da Kantar Ibope Media.

O resultado leva em consideração a aplicação do percentual médio de desconto por meio, aferido pelo painel Cenp-Meios, que conta com dados fornecidos por 339 agências de publicidade, com tabulações da Kantar, que acompanha a veiculação das 4 mil agências que existem no Brasil.

A metodologia foi desenvolvida por Marcelo Coutinho, consultor e professor da EASESP-FGV.

Nesta avaliação, não estão consideradas as eventuais compras de mídia que são realizadas diretamente por anunciantes junto aos veículos, sem passar pelas agências de publicidade.

No ano passado, o Cenp e o Kantar já tinham feito uma projeção em conjunto, leia aqui.

O painel Cenp-Meios apontou que as veiculações realizadas com base em 339 agências alcançaram o montante de R$ 26,3 bilhões, leia aqui. Já o Kantar Ibope Media, que considera os investimentos em mídia intermediados por agências de publicidade e feitos diretamente por anunciantes, apurou que o mercado publicitário movimentou R$ 88 bilhões no ano passado, leia aqui.

Clube de Criação 50 Anos

Cenp e Kantar

/