CES e outros eventos

Formatos online e projetos adiados: como está a agenda de 2021

04.01.21

Um dos eventos que costumam entrar na agenda de profissionais de comunicação e marketing, a Consumer Electronics Show (CES) será totalmente digital. Com início no dia 11 de janeiro (e término no dia 14), ela promete fazer história, anunciam os organizadores. Mais de mil exibidores estão programados para apresentar novidades em Inteligência Artificial, 5G, smart cities, veículos tecnológicos e aplicações digitais para saúde, entre outras tendências eletrônicas.

"Tecnologia nos move para frente e a CES 2021 vai ilustrar como a inovação pavimenta o caminho para um amanhã mais brilhante”, declarou Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association (CTA), que promove o evento.

A CES acontecerá em uma plataforma criada pela Microsoft, parceira do evento. Por meio dela será possível programar o que ver, marcar encontros virtuais e receber informações. Mas a verdade é que muito do sucesso da feira está representado na oportunidade não apenas de olhar de perto algumas novidades da indústria, como de interagir com elas.

De todo modo, painéis com CEOs de grandes empresas estão confirmados: Corie Barry (Best Buy), Alan Murray (Fortune), Hans Vestberg (Verizon), Mary Barra (General Motors), Doug McMillon (Walmart) e Ann Sarnoff (WarnerMedia), entre outros nomes que vão debater dos efeitos da pandemia à necessidade de programas de inclusão e diversidade. Nas sessões com diferentes líderes e marcas, um dos assuntos abordados será privacidade e confiança, tema que será discutido entre Amazon, Google e Twitter.

Há espaço até para quem, aparentemente, não se envolve mais diretamente com inovações eletrônicas. Painel da iHeartMedia mostrará como a tecnologia permitiu que artistas continuassem a criar músicas e experiências para seus fãs durante a pandemia. Moderada pelo apresentador e produtor Ryan Seacrest, a sessão será como um bate-papo ao lado da lareira com Dua Lipa e contará com uma apresentação especial da cantora Billie Eilish.

Entre as marcas, é aguardada a apresentação da Samsung de seu novo Galaxy S21, que lançará novos modelos em evento próprio da fabricante, o Galaxy Unpacked no dia de encerramento da CES 2021. E a LG trará uma nova gama de TVs e aparelhos eletrônicos, principalmente para cozinha. São aguardadas também novidades nas áreas de saúde e de equipamentos para atividade física.

SXSW

Outro evento que normalmente se destaca na agenda de marcas e profissionais de comunicação é a SXSW. Depois do trauma do ano passado – em que a data da conferência presencial foi mantida até o último momento, quando o avanço da covid-19 obrigou a mudança de planos -, os organizadores irão promover uma edição online entre os dias 16 e 20 de março, mas estão discutindo com as autoridades de Austin a realização de um evento físico ainda neste ano.

O que já está confirmado? Painéis com nomes como Cynthia Erivo, indicada a Melhor Atriz no Oscar 2020, o jornalista e escritor Michael Lewis (autor de “O Jogo da Mentira” e de textos publicados na Vanity Fair e no NY Times), a tenista Maria Sharapova e a futurista Amy Webb.

MWC

Tradicionalmente realizado no primeiro trimestre, o Mobile World Congress (MWC), que acontece em Barcelona, está marcado para os dias 28 de junho a 01º de julho. Antes estava previsto para a primeira semana de março. Será presencial – por enquanto, é assim que está se organizando o evento. Medidas de segurança estão sendo anunciadas pela organização, como o distanciamento social.

Cannes Lions

Se tudo for confirmado, em virtude do estágio da pandemia – neste momento é difícil saber o que acontecerá no primeiro semestre -, o evento de Barcelona será realizado poucos dias depois do Cannes Lions, festival que está marcado para ocorrer entre 21 e 25 de junho.

Desde outubro estão abertas as inscrições de peças, que vão concorrer tanto para a premiação de 2020 quanto para a de 2021. Para esta edição foi criada a categoria Creative Business Transformation, Leão destinado ao pensamento criativo que impulsiona as empresas para a transformação de seus negócios, desde a maneira como se organizam até como envolvem seus consumidores.

Carnaval e Olimpíadas

As festas de São Paulo e Rio foram adiadas para o meio do ano. A data se transformou em ponto facultativo para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. No Rio, há uma data marcada para os desfiles das escolas de samba: 9 e 10 de julho. Em São Paulo, a liga das escolas pede que a festa na capital paulista aconteça no mesmo período. Salvador também cancelou a festa em fevereiro e anunciou que ela só poderá ser definida se houver vacina.

A 200 dias da cerimônia de abertura - marca estabelecida nesta segunda-feira, 04 -, os Jogos Olímpicos de Tóquio ainda dependem de definições importantes. Estruturalmente, está tudo pronto para a realização da competição. Mas há questões pendentes que se relacionam à pandemia: a principal é a vacinação. A ideia é que todos os atletas estejam imunizados.

Outra questão se refere à presença do público. Entre março e abril deverá ser definido se as disputas poderão ser acompanhadas presencialmente. Os Jogos serão disputados entre 23 de julho e 08 de agosto.

CES e outros eventos