arrow_backVoltar

Cidades Descobertas

Artplan apresenta perfil de municípios com até 100 mil habitantes no Brasil

31.03.15

A Artplan anuncia o lançamento de uma plataforma digital que abriga o estudo proprietário da agência "Cidades Descobertas". O projeto apresenta um perfil de municípios brasileiros que possuem até 100 mil habitantes e os hábitos de consumo dos moradores de mais de 12 municípios.

A iniciativa foi desenvolvida pela Artplan em parceria com a Ideia Consumer Insights. O conteúdo está disponível no hotsite criado exclusivamente para a pesquisa, onde o arquivo com os resultados do projeto pode ser baixado.

O estudo tem como propósito ajudar os brasileiros a entender o próprio país e mostrar às empresas oportunidades para investir nesses centros, onde residem 45% da população brasileira, acumulando mais de 30% do PIB nacional.

A partir dos dados apurados pelo projeto – realizado por meio de uma pesquisa qualitativa -, os pesquisadores chegaram a cinco principais descobertas.

A primeira revelação mostra que a maioria dos moradores de cidades pequenas não quer mudar de lugar. Eles avaliam que as cidades onde residem têm alto grau de qualidade de vida e valorizam o fato de estar perto da família.

O segundo ponto apurado pela pesquisa indica que eles consideram ainda não viver numa "cidade ideal": embora estejam satisfeitos por estar longe do caos dos grandes centros, a falta de opções de compra, cultura e lazer é uma característica presente em quase todos os locais visitados e algo que seus habitantes almejam. O levantamento avalia que somente 3% das cidades possuem shopping centers e apenas 7% delas têm salas de cinema.

Já a terceira descoberta aborda o poder da propaganda ‘boca a boca’, quando as pessoas conhecidas se tornam grandes influenciadoras para o consumo. A relação de confiança pode tornar um encontro entre amigos numa reunião de ‘negócio’, de acordo com o estudo.

O quarto ponto refere-se à vontade dos jovens de estudar sem sair da própria cidade, já que a porcentagem destes municípios que possuem ensino superior é de apenas 36%.

A última descoberta mostra que a relação dessas pessoas com a web é cada vez mais plena e frequente. Cerca de 84% dos moradores das cidades com menos de 100 mil habitantes têm acesso à internet, mais do que aqueles que possuem telefone nesses mesmos locais: 78%.

A ideia da Artplan nasce da constatação da imensa importância e participação das cidades com menos de 100 mil habitantes no universo de municípios brasileiros. Por isso identificamos uma necessidade de entender melhor as características desta grande parcela da população e identificar oportunidades para os nossos clientes”, reforça Marco Antonio Viera Souto, vp de planejamento da Artplan e idealizador do projeto.

A equipe do "Cidades Descobertas" percorreu mais de 18 mil quilômetros durante 30 dias de campo. A iniciativa envolveu mais de 16 profissionais, entre pesquisadores, planejadores, criativos, designers e produtores.

O dia-a-dia das cidades visitadas foi documentado em vídeo, produzido pela própria Artplan, com entrevistas in loco com moradores, comerciantes, especialistas, como professores universitários, pesquisadores e autoridades locais. Confira aqui.

Cidades Descobertas

Artplan apresenta perfil de municípios com até 100 mil habitantes no Brasil

/