Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Fotógrafo empresta céu estrelado às metrópoles
A galeria Danziger, em Nova York, acaba de inaugurar a exposição "Cidades Escurecidas", com imagens do fotógafo francês Thierry Cohen, que retratam metrópoles na escuridão, sem a camuflagem das estrelas, causada pela luz.
Cohen usa um método de fotografia que remete ao século 19, combinando dois negativos diferentes de céu e paisagem.
Primeiro, ele retrata a paisagem, anotando hora, ângulo, longitude e latitude exatos, e a altera ou limpa de qualquer tipo de iluminação ou 'distração'. Depois, fotografa o céu de uma região pouco povoada, buscando latitude e longitude compatíveis com o lugar anterior. Os céus estrelados vêm de lugares como os desertos de Mojave, Saara e Atacama. Assim, Paris ganha o céu visto de Montana e Nova York, as estrelas do deserto de Nevada.
Para o fotógrafo, o aumento do número de pessoas vivendo nos grandes centros urbanos causa, cada vez mais, o fim da possibilidade de se apreciar um céu estrelado. Portanto, seu trabalho seria o de permitir o resgate desta sensação. Além disso, esse distanciamento faz com que as pessoas respeitem entendam cada vez menos as regras da mãe natureza.