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Imagens + aversivas nos maços
O governo lança campanha para combater o fumo, especialmente entre jovens, nesta terça-feira (27), com apresentação de novas imagens que serão impressas nos maços de cigarros.
As imagens foram apresentadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele afirmou que o governo enviará ao Congresso projeto de lei que proíbe o fumo em ambientes fechados. Para o ministro, os não-fumantes são expostos à fumaça em ambientes onde há somente a separação física.
Pela primeira vez, as fotos e mensagens foram produzidas e selecionadas com base em um estudo feito por universidades sobre o grau de aversão que as ilustrações alcançam.
O diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini, explicou que o objetivo é que as imagens realmente causem impacto, o que não vem ocorrendo com as fotos atuais.
As novas imagens só deverão chegar ao mercado daqui a nove meses, em fevereiro de 2009.
Dados do ministério apontam que, entre 1989 e 2004, o consumo per capita de cigarros no país caiu 32%. A prevalência de fumantes entre os brasileiros com mais de 15 anos de idade também diminuiu no período, passando de 32% para 17%.
Esse índice, segundo o ministério, coloca o Brasil em situação favorável em relação a países desenvolvidos e em desenvolvimento, que apresentam taxas médias de 27,4% e de 28,9%, respectivamente.
O percentual brasileiro de fumantes está mais próximo do registrado em países como EUA (20,8%) e Canadá (20%) do que o verificado em nações como México (34,8%) e Argentina (40,4%).
O Brasil foi o segundo país, após o Canadá, a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes.
Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserir advertências sanitárias ilustradas com fotos. Quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considere o tabagismo uma doença pediátrica.
O estudo que auxiliou a escolha das imagens da nova campanha foi desenvolvido, de 2006 a 2008, pelo Inca, em parceria com universidades do Rio e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A pesquisa mediu a reação emocional de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não-fumantes, de três faixas de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior), divididos igualmente em homens e mulheres. As novas imagens foram consideradas mais aversivas, em comparação com as anteriores, aumentando o potencial de gerar uma atitude de afastamento do produto.
Com informações do jornal O Globo.
Leia anterior sobre o assunto aqui.