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Onde investir 300 segundos? im not a plastic bag
Você já deve ter lido algo sobre a bolsa de compras lançada pela estilista Anya Hindmarch, em Londres, que gerou enorme repercussão e fez com que uma multidão de ávidos consumidores fizessem fila, desde às 2h da manhã, em frente aos supermercados onde ela seria lançada e comercializada.
A bolsa "verde", chamada de Im not a plastic bag (Eu não sou uma bolsa de plástico), está sendo vendida por 15 libras (cerca de 60 reais), o que parece muito pouco perto dos preços praticados por Anya, que chegam a cem vezes esse valor. A iniciativa é uma parceria com o movimento "We are what we do" (Nós somos o que fazemos).
Em apenas um supermercado, em poucas horas, 20 mil peças foram vendidas.
A sacola vem de encontro à conscientização cada vez maior da população londrina, que quase não mais aceita saquinhos plásticos e embalagens para viagem, de uma maneira geral, quando adquire produtos em lojas e supermercados. Todos os caixas perguntam aos clientes: "quer sacola?". E é quase uma ofensa responder que sim. O melhor a fazer é pegar os produtos comprados, os acomodar na bolsa de mão e sair andando. Ou tirar da bolsa uma sacola de compras, que deve ser usada dezenas de vezes, até se desfazer.
Essa "green bag" recém-lançada serve exatamente para que se diminua ainda mais o uso de saquinhos plásticos em mercados. Só que com um toque fashion.
Ponto para a sustentabilidade.
Em Nova York o acessório também é moda, e custa menos: U$ 15 (cerca de 30 reais).
No Brasil, a consciência chega mais lentamente, mas chega. No dia 12 de setembro, a exposição Eu não Sou de Plástico reunirá 110 bolsas de compras criadas por estilistas brasileiros, no Porão das Artes, Parque do Ibirapuera, em São Paulo (leia anterior aqui).
Depois de tudo isso dito, espie então o site da Anya e imagens da movimentação que rolou em Londres. Ah, e se puder, aceite menos saquinhos plásticos e sacolas descartáveis quando for às compras! Em média, cada pessoa utiliza duzentas sacolas plásticas por ano. É só fazer as contas para ver o estrago, já que elas demoram trocentos anos para se decompor na natureza.
A primeira aparição da bolsa verde foi em festa promovida pela Vanity Fair após a entrega do Oscar 2007. A bolsa estava entre os presentes recebidos pelos convidados.
Anya abriu sua primeira loja em Londres, há 12 anos e hoje possui 30 lojas ao redor do mundo.
Em 2001, a designer chamou a atenção ao lançar a coleção "Be a Bag", em que os consumidores colocavam suas próprias fotos nas bolsas, tornando-as únicas e exclusivas. Essa bolsa fez parte de um projeto social, que já arrecadou fundos para mais de 20 instituições ao redor do mundo.
Comentários
Claudia Pires El-moor - A Body Shop já faz isso há anos (pelo menos 16, quando comprei a minha primeira sacola) com a mensagem "reduza, reuse, recicle". Tomara que funcione por aqui! design@eyedesign.com.br