Cinco Minutos

Marília Meirelles, da Sentimental, em um texto sobre o feminino no set

19.05.23

A coluna Cinco Minutos, espaço para publieditoriais do Clube de Criação, traz Marília Meirelles, diretora da dupla de diretores I.M (Irmãos Meirelles), há um ano na Sentimental Filme. Ela conta como foi sua experiência ao ajudar a montar um set predominantemente feminino e dirigir a nova campanha de Guaraná Antártica.

"A campanha era para o Dia das Mães e, desde o primeiro momento, a gente sabia que seria importante ter uma equipe com muitas mulheres, se possível mães. Não é uma questão de levantar bandeiras, e sim, um fato: o tema do filme pedia essa perspicácia feminina, aquilo que 'só quem é mãe sabe'. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que as equipes são majoritariamente masculinas em boa parte dos sets, então precisamos ser pró-ativos.

A agência Soko fez uma pesquisa seríssima com milhares de mães para chegar no argumento de 'Confissões de Mães' e 'Verdades Absolutas da Maternidade', temas centrais da campanha de sete filmes, que mostram o olhar divertido da marca para a maternidade da vida real. Tanto foi certeira a pesquisa, que me vi revisitando minha própria experiência com a maternidade durante todo o processo.

Somos uma dupla - I.M - formada por um homem e uma mulher, e também somos irmãos. Isso nos dá pontos de vista diferentes e uma habilidade de sintonizar a sensibilidade que melhor funciona para determinado projeto, numa divisão de trabalho orgânica e uma colaboração que vai muito além do aspecto profissional. Nesta campanha de Dia das Mães, não foi diferente e eu tomei a frente do projeto.

Sou mulher e mãe, e as decisões e escolhas como diretora naturalmente vieram desse lugar. A equipe ter mais de 70 mulheres foi uma consequência natural disso.

Acredito que a presença de mulheres nas nossas equipes é uma forma natural de promover a diversidade e a igualdade de gênero, porque nós funcionamos dessa forma como dupla, desde sempre. Como somos irmãos, a voz dos dois é igualmente importante, e o fato de sermos uma mulher e um homem não passa pelo viés do posicionamento. Na nossa dupla, mulher e homem têm a mesma importância e isso acaba contribuindo para um set mais equilibrado e produtivo.

A nossa maior força como diretores está em somarmos positivamente a ótica feminina e masculina dentro dos filmes que fazemos na publicidade, tanto que orçamos todo tipo de projeto, dos mais 'masculinos' aos mais 'femininos'. O fato de termos um set majoritariamente feminino e de mães, numa campanha como de Guaraná, já seria algo usual para quem trabalha com a gente. Mas o fato é que ainda não estamos nesse lugar no mercado. Esse projeto de Dia das Mães precisou de um esforço pró-ativo nosso, ainda mais se pensarmos em alguns cargos específicos dentro da equipe, como Diretora de Fotografia, Gaffer, entre outros.

Se existe um ideal, é que a gente chegue num lugar onde um set ter muitas mulheres e diversidade não precise ser um posicionamento e possamos escolher as pessoas com quem queremos contribuir pelas características profissionais, pelas qualidades, pelo portfólio e adequando às necessidades de cada job.

Conversando com outras diretoras, percebemos que boa parte dos filmes de Dia das Mães deste ano foi feita por diretores homens, e muitas delas nem participaram de concorrências, nem chegaram a orçar. Para mim, isso é um sinal de que há espaço para uma discussão como essas. Por exemplo: quantas mulheres dirigiram filme de carro este ano? Para nós, tudo começa com uma vontade, afinal, não existe lugar onde não possamos estar - e, idealmente, que não seja só em filmes com temáticas femininas, mas também em filmes de carros, de cerveja e qualquer outro que a gente queira fazer".

Assista abaixo ao filme que apresenta os bastidores da produção e alguns dos vídeos que integram a campanha de Dia das Mães de Guaraná Antarctica.

Ficha Técnica:

Diretora - Marilia Meirelles (I.M)
Diretor de Fotografia - Lícia Arosteguy
Diretora de Arte - Lauren Braga
1o Assistente de Direção - Elis Seta
Diretora de Atendimento - Renata Pimenta
Atendimento- Amanda Arcaro, Wanda Tigre
Head de Produção - Renata Picheco
Coordenação - Ana Mendonça
Estagiária de Direção- Luiza Damião
Produção - Vitória Vecchi
Produtora de Locação - Fabiana Biagioni, Thaíse Hurtado Assistente de Locação - Priscila Duek
1o Assist. de Câmera - Marcella Braga
Annik Terenziani Buzian
Making Of - Gabriela Talamonte
Fotógrafa Still - Hanna Vadasz
Assist. de Fotografia Still - Larissa Manfredi Saito, Karen Cavalcante, Natalia Pilat
Manutenção - Francisca Celiane, Sônia Furtado de Araújo
Catering - Maria Givanilda da Silva, Conceição de Arruda
Transporte - Verônica da Silva Motta
Atendimento de Pós - Thaiz Rosalino, Luiza Marques
Coordenação de Pós - Anita Nadai
Elenco - Kédma Alves Rodrigues, Tawana Faria de Miranda, Cainã Naira, Carla Fioroni, Jacqueline Rocha
Locutora - Wanessa Morgado
Produtora de Som - Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun, Erika Santana, Julianna Zuppo, Letícia Nunes, Nara Guimarães
Draftline / Ambev - Julia Kannebley, Karin Stuckenschmidt, Gabi Froemming, Marilia Pellicciari, Juliana Grinberg, Stephanie Tajiki, Stefania Chaves, Anne Feitosa
Soko - Julia Poloni, Alessandra Gamberali, Kelly Neres, Marjory Moraes, Vitória Melissa, Mariana Evelyn, Mayara Schwab, Sofia Colautti, Brisa Vicente, Renata Cintra, Mariana Balestra, Vanessa Backes, Bruna Alves, Renata Pereira, Giovanna Siqueira, Larissa Kubo, Alessandra Gamberali, Gabriela Rodrigues, Ana Cortat, Mariana Cordeiro, Mariana Lerroy, Daila Mendes, Fabiane Abel, Alice Furtado, Vanessa Antonoff, Fernanda Turetta, Lais Costa, Natália Nunes

=====================================================================================

Cinco Minutos Com é um espaço para publieditoriais do Clubeonline. "Pin" que marca esta nota, no alto, à direita, quando vista na home, é uma identificação, por seu conteúdo ser diferenciado.

Cinco Minutos