Cinco Minutos

Unblock Rank1ng 2023: confira campanhas e empresas + premiadas do mundo

01.03.24

A coluna Cinco Minutos, espaço para publieditoriais do Clube de Criação, destaca esta semana o Unblock Rank1ng 2023, uma série de rankings independenteselaborados pela Unblock Coffee, com foco nas agências, produtoras, marcas e campanhas publicitárias mais inovadoras e premiadas do mundo.

Invista os próximos 300 segundos dando uma espiada neles.

Unblock Rank1ng pretende ser uma "celebração da excelência criativa na publicidade". Estes rankings reconhecem quem está definindo o futuro da publicidade com trabalhos excepcionais.

André Petrini, fundador e CEO da empresa, expressa sua visão sobre os rankings: "Unblock Rank1ng não é apenas uma lista: é um reflexo do que é possível quando criatividade, paixão e inovação se encontram. Estamos honrados em celebrar e compartilhar essas histórias de sucesso que não apenas definem um padrão para a publicidade global, mas também inspiram uma nova geração de criativos."

Destaques do Rank1ng 2023:

Campanha do Ano: "The Last Photo" por adam&eveDDB para CALM.
Agência do Ano: Ogilvy, pelo segundo ano consecutivo.
Marca do Ano: AB InBev.
Produtora do Ano: Smuggler.
Produtora de Áudio do Ano: JSM Music.

O ranking deste ano tem presença dominante de produtoras de áudio brasileiras, o que reflete o talento e a criatividade excepcionais do Brasil no cenário global. Onze produtoras brasileiras foram reconhecidas entre as 50 mais premiadas. São elas:

● #9 Jamute
● #11 Canja Audio Culture
● #13 DaHouse Audio
● #16 Quiet City Music
● #17 Satelite Audio
● #22 HEFTY
● #39 Ritmika Audio Arts
● #43 Raw Audio
● #44 Chiclete Music
● #46 SUPERSONICA
● #49 Vox Haus

Maicon Gomes, sócio da Unblock Coffee, comenta sobre a inclusão de produtoras de áudio brasileiras: "A presença dominante das produtoras de áudio brasileiras no Rank1ng deste ano é um testemunho da criatividade e da inovação que o Brasil traz para o cenário global da publicidade, e mostra o quanto o país é reconhecido pelo seu craft, em todas as etapas de comunicação."

Já no ranking das campanhas mais premiadas, a única presença brasileira é "Bring Home The Bud", criada pela Africa Creative em parceria com a Wieden+Kennedy NY para Budweiser. Com o resultado, a Africa alcançou a 19ª posição no ranking de agências mais premiadas do mundo.

A lista completa do Rank1ng pode ser conferida aqui.

Como o Rank1ng é calculado

Para compilar o Rank1ng, a equipe da Unblock Coffee monitora os maiores festivais de comunicação internacionais que premiam criatividade, inovação e efetividade, bem como as marcas e agências que estão por trás delas. Como forma de garantir condições justas para todos os países, são utilizados resultados apenas de festivais internacionais, como Cannes Lions, D&AD, The One Show, Clio Awards, LIA, ADC, El Ojo (exceto categorias locais), Andy Awards, Gerety AwardsNew York Festivals.

Cada campanha publicitária recebe pontos tendo como base seu desempenho nesses prêmios, com ponderação maior para os concursos de maior prestígio e significância. "Este sistema nos permite determinar, com precisão e justiça, as melhores campanhas publicitárias do ano", defende a equipe da Unblock.

Sobre Unblock Coffee:

Unblock Coffee é uma plataforma dedicada exclusivamente a registrar e compilar as campanhas publicitárias mais premiadas globalmente, cobrindo 13 dos maiores festivais do mundo. Nosso objetivo é inspirar criativos e marcas, fornecendo acesso a um acervo de obras que definem padrões de excelência e inovação no mercado publicitário.

=====================================================================================

Cinco Minutos é um espaço para publieditoriais do Clubeonline.

"Pin" que marca esta nota, no alto, à direita, quando vista na home, é uma identificação, por seu conteúdo ser diferenciado.

Cinco Minutos