Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Wenders mostra silêncio visual de SP pós Cidade Limpa
O próximo filme do cineasta alemão Wim Wenders, batizado The Palermo Shooting (que pode ser traduzido como O tiroteio de Palermo) irá mostrar fotos feitas pelo artista plástico brasileiro Tony de Marco, revelando o vazio visual provocado pela retirada da publicidade exterior em São Paulo, quando entrou em vigor a Lei Cidade Limpa.
A produção de Wenders contará a história de um fotógrafo em crise existencial e cerca de 30 fotos da capital paulista deverão aparecer em algumas cenas do filme.
Tony de Marco resolveu fazer fotos dos painéis publicitários que começavam a ser retirados utilizando uma câmera digital de bolso, sempre com a preocupação de mostrar ao fundo o céu azul ou planos limpos.
Suas imagens acabaram ilustrando reportagens da revista britânica Creative Review (foram capa da revista), da revista do jornal londrino The Independent e da italiana Viaggio. Também irão aparecer no calendário de 2008 da Adbusters, uma "entidade" internacional que ironiza a publicidade.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Marco conta que a divulgação internacional das fotos começou depois que ele postou o trabalho no site Flickr, em abril deste ano.
Daí houve o interesse de publicação pela Creative Review, e posteriormente, as imagens foram utilizadas também para ilustrar matérias sobre a experiência de São Paulo no combate à poluição visual provocada pela publicidade exterior.
O artista plástico diz que não vê nada demais em suas fotos. Na entrevista à Folha, afirmou que qualquer um poderia ter feito. Pensei que todos os artistas de São Paulo estariam fazendo a mesma coisa, mas não estavam.