arrow_backVoltar

Cinema e teatro

Africa Rio sugere tabela com valores para merchan

18.04.12


A Africa Rio propõe novo modelo de merchandising para cinema e teatro e anuncia o lançamento de tabela de referência para servir como base em negociações de contrato com esses meios, assim como já acontece com a televisão.



A Procter & Gamble é o primeiro parceiro da Africa no projeto. Nos próximos meses, produtos da empresa estarão em produções de cinema como "Luís Gonzaga", "Muita calma nessa hora 2", "De pernas pro ar 2" e "Minha mãe é uma peça". Os contratos totalizam cerca de R$ 8 milhões.



A expectativa é de que novos negócios sejam fechados ainda neste ano, chegando a mais R$ 10 milhões, além do que já foi firmado. Em breve, será anunciado o primeiro espetáculo teatral dentro do formato.



“Não queremos substituir nenhuma forma de apoio ou patrocínio, estamos propondo um aditivo, uma alternativa para profissionalizar a relação entre anunciantes e produtores de conteúdo na área de cinema e teatro”, afirma PC Bernardes, presidente da Africa Rio.



A tabela foi criada tendo como referência formato já utilizado no cálculo para inserção de merchandising na televisão. “No Brasil, essa relação com o cinema era intuitiva, não havia raciocínio estratégico, de business. Havia uma dificuldade de se chegar a um denominador comum com relação a valores. Agora, temos algo palpável, a partir de onde se pode iniciar uma discussão, o que viabiliza a entrada mais objetiva de recursos”, defende Bernardes.



No caso do cinema, os valores são calculados de acordo com projeção de número de espectadores nas salas, venda em DVD, exibição em TV fechada e em TV aberta e downloads. A partir daí, é feito o cálculo que servirá como base para anunciantes e produtores definirem  a inserção de merchandising.



“É preciso inverter a equação do cinema nacional. Não é o que o Brasil pode fazer pelo seu cinema, mas o que o cinema pode fazer pelo Brasil. Não é o que sua empresa ou marca podem fazer pelo cinema, mas o que o cinema pode fazer por elas”, afirma Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC. “E o lançamento no Rio de Janeiro reforça a crença da Africa Rio na vocação da cidade como grande produtor de conteúdo audiovisual do país”, completa.


Cinema e teatro

/