arrow_backVoltar

Cinema Nacional

Estúdio "ilustra" longas brasileiros e quer seu voto

07.10.13


O estúdio online Ilustranet escolheu 19 filmes, produzidos entre a década de 1930 e a primeira década deste século, para ilustrar com técnicas como o mangá, cartum, hiperrealismo, caricatura, aquarela, acrílica, nanquim, lápis grafite e arte digital.



O projeto se chama "Homenagem Ilustrada ao Cinema Nacional", e é composto, inicialmente, por catálogo impresso, hotsite e exposições itinerantes.



Entre os filmes ilustrados, estão produções como "Cidade de Deus", "O Palhaço" e clássicos como "O Bandido da Luz Vermelha" e "O Pagador de Promessas".



Para ilustrar "Jeca Tatu" (1959), filme baseado na obra de Monteiro Lobato, por exemplo, foi escolhida uma abordagem mais estilizada, com traços à nanquim. Já "O Pagador de Promessas" (1962), único filme brasileiro premiado com a Palma de Ouro no festival de Cannes, traz uma representação mais realista, em técnica mista de grafite e nanquim.



"Poucas vezes nós, ilustradores comerciais, temos oportunidade de criar algo com mais liberdade, nos expressando visualmente sobre assuntos de interesse cultural ou social diretamente para o público. Como o Estúdio Ilustranet completa sete anos, resolvemos lançar um catálogo impresso e uma versão online, fazendo uma homenagem muito merecida ao Cinema Nacional, de nossa maneira peculiar", declara Rubens Lima, que dirige o estúdio desde sua criação, em 2006.



O estúdio vai abrir uma votação para que seja escolhido o 20º filme a ser ilustrado pela equipe, por meio de votação neste hotsite.



O próximo passo do projeto será viabilizar exposições em instituições culturais, instituições de ensino e festivais de cinema.


Cinema Nacional

/