arrow_backVoltar

Classificação indicativa

Globo tenta classificar BBB8 em horário livre

04.01.08

Apesar do conteúdo do reality show Big Brother Brasil contar muitas vezes com cenas não tão comportadas, a TV Globo tentou, junto ao Ministério da Justiça, classificar a edição 8 do BBB, que estréia nesta terça-feira (08), em horário livre, programa liberado para qualquer idade.


Defensores dos direitos da criança e adolescentes acreditam que a emissora, apesar de exibir o programa após as 22h (para maiores de 16 anos), quer evitar problemas a partir de quarta (09), quando será obrigada pelo governo a respeitar os diferentes fusos do país. No Acre e em parte do Amazonas, por exemplo, o "BBB" entra às 19h, horário livre.


Antes que se iniciasse uma mobilização, a própria Globo enviou ao Ministério da Justiça classificação para 16 anos, afirmando ter se equivocado com a primeira solicitação.


De acordo com a nova portaria de classificação da TV, de 2007, as emissoras são responsáveis por classificar seus programas, e o ministério pode reclassificar se considerar inadequada.


A classificação para as 22h interfere em uma das principais novidades desta edição do "BBB", que é o maior número de edições ao vivo. Para parecer mais ágil, o programa só será gravado às quartas. No entanto, se não houver mudanças na nova portaria até quarta-feira, o reality não poderá ser veiculado ao vivo em grande parte do país: no Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste, as emissoras podem ter de gravar a programação e exibi-la com atraso.


As informações são de Laura Mattos, da Folha de S.Paulo.

Classificação indicativa

/