Clube 45 Anos

Minha Estrela Inesquecível 1 (João Galhardo Jr.)

26.05.20

O Clube de Criação faz 45 anos e, para dar tempero e sabor à comemoração, o Clubeonline está recebendo de criativos depoimentos sobre "Estrelas" do Anuário que foram conquistas inesquecíveis em suas carreiras.

Para começar a série, nos fala o diretor de arte João Galhardo Jr., que descreve o clima no mercado em função do lançamento do primeiro Anuário do Clube de Criação, e destaca uma Estrela de Ouro, conquistada no 6º Anuário, de 1981. O troféu de cinco pontas veio por conta de um pôster promocional, criado para o disco "Bazar Brasileiro", do agora saudoso Moraes Moreira.

Confira:

"Por volta de 1975, em uma salinha de criação da Almap São Paulo, na Avenida Paulista, havia um intenso movimento. O Clube de Criação de São Paulo estava prestes a ser lançado. Era a coisa mais aguardada por todos. E o primeiro Anuário chegaria em 1976.

Nesta época, o redator que fazia dupla comigo era nada mais, nada menos do que o querido Cidão, Alcides Angeli da Cruz Fidalgo. Naquele momento, ele era o presidente do Clube também.

E a disputa para sair premiado no Anuário já era intensa. Eram feitas muitas inscrições. Todos sabiam que aparecer naquele livro era bom, mas ganhar uma Estrela de Ouro era muito, muito bom. Era o máximo!

Das várias Estrelas de Ouro que ganhei com o Cidão, metade foi trabalhando em São Paulo e a outra metade no Rio. Onde também ganhei Ouro com o querido Liber Matteucci. Todos os registros estão nos vários Anuários do Clube.

Mas o Ouro que eu escolhi para este artigo foi conquistado no Anuário de 1981. Desta vez, a parceria foi com o diretor de arte Bob Gueiros e com o fotógrafo Aderi Costa.

Era um pôster para o disco 'Bazar Brasileiro', do querido amigo Moraes Moreira. Esse Ouro foi uma alegria geral para todos nós.

Moraes fez os textos do disco com Fausto Nilo, ao lado de Marilia, sua mulher, e dos filhos Ciça e Davi, e mais toda a banda 'A Cor do Som'. As músicas eram mostradas a nós por Moraes em seu violão especial.

Quase virei um 'novo baiano' de tanto frequentar o apartamento do Moraes, em Botafogo. Acabamos ficando muito amigos, jogamos bastante futebol juntos no Flamengo, na Gávea. E eu ia a todos os seus shows, até em outros estados. Ultimamente, encontrava com ele na Gávea, onde morava.

Esta Estrela me traz, de fato, recordações muito marcantes.

E, para finalizar, conto que agora trabalho no Joatinga Design, meu escritório em parceria com Dani Cabral, e quero que vocês o conheçam e depois digam se ele também merece uma Estrela de Ouro

Espero poder fazer outro texto para os 50 anos do Clube. Mas, desta vez, com festa e todos os amigos presentes.

Um beijo e até lá."

João Galhardo Jr.