Clube Insights

Já na TV Clube: Carlos Bayala apresenta conceito único da New

09.09.20

O projeto Clube Insights, uma realização do Clube de Criação com apoio institucional da Rede Globo, teve sua primeira participação internacional na semana passada. O argentino Carlos Bayala, fundador e diretor de criação da New Creative Sciences, em Londres, discorreu sobre a relação entre publicidade e inovação em palestra via Zoom.

Fundador da Madre, na Argentina, e diretor global de criação da Mother, em Londres, Bayala tem passagem ainda pela W+K Amsterdam, com foco em Nike, marca para a qual também atuou como diretor global para a área de futebol.

Com abertura realizada por Fabio Fernandes (leia como foi o papo e confira o vídeo no nosso canal no YouTubeaqui), o projeto Clube Insights prevê, ao todo, 16 rodadas de palestras, entrevistas ou bate-papos, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, e em geral às 19h (um ou outro encontro será às 18h), com nomes expressivos do cenário da comunicação nacional e internacional, tendo como força motriz o valor da criatividade.

Em conversa com Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, Bayala contou, entre outros assuntos, como abriu a New, que atende clientes como Nasa, Agência da ONU para Refugiados e a entidade responsável pelo processo de pacificação das FARC, na Colômbia.

Na agência New, ele tem como sócio o cientista da computação Alex “Sandy” Pentland, fundador e diretor do Grupo de Pesquisa de Dinâmica Humana do MIT Media Lab.

Ao montar a New em Londres, Bayala levou em consideração que a cidade é um lugar bem estabelecido quando o assunto é publicidade. Em sua análise, a capital inglesa permite diversos modelos de agências, mas, de certa forma, cria uma maneira de se fazer comunicação. Cria um sistema. Mesmo a Mother, que nasceu como “bad boy”, passou a ser um pouco como a indústria, disse Bayala.

O que fazer diante disso? Simplesmente atacar o sistema não lhe pareceu boa ideia, posto que não seria original. Sua proposta foi, na medida do possível, viver fora do sistema. Para isso, buscou atuar conectado a áreas que não fossem da publicidade, como a arquitetura.

Além de Alex Pentland, que personifica o lado cientista da New, Bayala conta com o músico argentino Gustavo Santaolalla como mais um sócio, consolidando o lado criativo do negócio. Para quem não o conhece, ele é um compositor com dois Oscars por trilha sonora – por Brokeback Mountain (2005) e Babel (2006) – e vem conquistando fama mais recentemente com suas trilhas para o game The Last of Us (I e II), título para o PlayStation.

Como o posicionamento da New era muito aberto, Bayala ouviu de uma editora da Campaign que, se não definisse o conceito de seu negócio, a indústria o faria por ele. Mas isso Bayala considerou bom. Porque a New pode fazer um trabalho de social communications ou pode fazer pesquisa (numa metodologia que envolve métodos do jornalismo investigativo) ou trabalhar com analytics. “Clientes são espertos; eles sabem quando você oferece algo fora do usual”, afirmou.

Bayala falou também sobre um de seus clientes, a Nasa. E mais especificamente sobre o Artemis, um programa de voo tripulado que retoma as viagens à lua, pretendendo levar um homem e uma mulher para o satélite em 2024. Como conta o criativo, haverá um teste antes disso, para avaliar a cápsula Orion, o que pode acontecer no próximo ano. A tarefa para a agência é resgatar o senso de orgulho que a agência espacial inspirava na população nos anos 1960.

Discutir inovação foi uma proposta da palestra de Bayala, que trouxe conceitos como o M.A.Y.A. (Most Advanced Yet Accessible). Isso quer dizer que pensar em algo que soe inovador não significa que isso seja, de fato, inovação se a ideia não conduzir a algo transformador.

Tudo isso e muito mais podem ser conferidos no vídeo que está na TVClubedeCriação. Inscreva-se e assista.

Nesta quarta-feira, 09, é a vez de Washington Olivetto em conversa com um time de peso (veja aqui).

Saiba sobre os próximos convidados na landing page do projeto.

Assista também à live de Fabio Fernandes e convidados, aqui.

Clube Insights