arrow_backVoltar

Código de Conduta

Abap lança regras para inscrição de agências em premiações

19.09.25

À esteira da organização do Cannes Lions, que adotou medidas mais rígidas para inscrição de trabalhos (leia aqui) depois dos Leões retirados e devolvidos na mais recente edição do festival (leia anterior sobre o assunto aqui), a Abap anuncia o lançamento de um Código de Conduta para Inscrição de Agências em Premiações.

Segundo a Abap, o documento, assinado por mais de 50 agências associadas à entidade, foi desenvolvido a partir da escuta de "lideranças do setor, entidades parceiras e profissionais experientes" no ecossistema criativo.

O texto é composto de quatro partes: Princípios fundamentais, Requisitos para inscrição, Condutas vedadas e Responsabilidade da liderança.

Na primeira, estão listados compromissos com a verdade, transparência, integridade profissional, responsabilidade social e sustentabilidade do setor, com indicativos sobre as informações fornecidas aos festivais, que devem ser "precisas, verificáveis, com as devidas fontes e datas claramente indicadas". As métricas da campanha também que devem ser "claras e, se possível, oficiais", ressalta o documento.

A Abap lembra ainda a necessidade de veiculação real das campanhas, das agências terem autorização formal do cliente para utilizar a marca em trabalhos inscritos em festivais e de que toda peça inscrita tenha sido previamente aprovada pelo anunciante.

O texto termina com a recomendação de que cada agência crie uma política interna de aprovação das peças para participação em festivais, com times responsáveis por revisar e validar os cases, nomeando um responsável designado para cada inscrição.

Nossa proposta é orientar mercado com um documento simples, estimulando todo o ecossistema a assumir esse compromisso, para que a publicidade brasileira continue sendo uma referência para o nosso país e mundo”, defende Marcia Esteves, presidente da Abap.

Confira o Código na íntegra aqui.

Ingressos para o Festival do Clube de Criação 2025 estão à venda aquiNão perca. Espalhe. Nos vemos no Memorial.

Clube de Criação 50 Anos

Código de Conduta

/