Combate à fome

Facebook doa R$ 10,8 milhões para Ação da Cidadania

06.05.21

O Facebook anunciou uma doação de R$ 10,8 milhões para a ONG Ação da Cidadania dentro da campanha Brasil sem fome que combate o problema que se agravou no país devido à pandemia e à crise socioeconômica. Um estudo feito por três universidades - Universidade Livre de Berlim (Alemanha), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UnB) – , divulgado no mês passado, aponta que 59,4% dos domicílios brasileiros apresentavam algum grau de insegurança alimentar entre agosto e dezembro de 2020.

"Apoiar a sociedade brasileira no enfrentamento da fome é responsabilidade de todos. Na urgência de aliviar ao menos parte do sofrimento de quem não tem o que comer, sabemos que a experiência da Ação da Cidadania, aliada à sua capilaridade, garantirá que essa doação chegue a quem mais precisa", declarou, em comunicado, a vice-presidente do Facebook na América Latina, Maren Lau.

Segundo a Ação da Cidadania, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, para combater a fome e a miséria no Brasil, a doação permitirá a compra de cerca de 216 mil cestas básicas ao custo de R$ 50,00 cada, beneficiando mais de 850 mil pessoas. Cada cesta é composta por 3 kg de arroz, 3 kg de feijão, 1 kg de macarrão, 1 litro de óleo, 1 kg de açúcar e 1 kg de farinha.

"É com alegria que recebemos os recursos e nos honra o reconhecimento de nosso trabalho em prol de milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar. Unir esforços de solidariedade tem sido nosso maior desafio, e é incrível ter o Facebook nessa empreitada", afirmou o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo "Kiko" Afonso.

Com seu trabalho e as arrecadações, a Ação da Cidadania já ajudou mais de seis milhões de pessoas. Foram distribuídos 16,6 milhões de quilos de alimentos ou 83 milhões de pratos de comida durante a pandemia.

Combate à fome