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Combate ao racismo

L'Oreal e Mover lançam Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro

09.05.25

Com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos do consumidor negro, a L’Oréal Luxo, divisão do Grupo L’Oréal no Brasil, e o Mover (Movimento pela Equidade Racial) lançam o “Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro”.

Trata-se de uma reflexão sobre o Código de Defesa do Consumidor, sob a ótica afrocentrada, criada pela Beta Collective. A redação das propostas de normas, sem validade jurídica, é da Black Sisters in Law, iniciativa voltada a advogadas negras.

O Código traz 10 propostas de normas com o intuito de ajudar a combater o racismo e convocar o mercado de luxo a promover mudanças efetivas por meio do questionamento das práticas do setor.

As propostas são acompanhadas de frases de reflexão e ilustrações de Mulambö, artista que aborda temas como racismo, desigualdade social e a experiência negra na sociedade brasileira.

A ideia surgiu em resposta a dados da pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”, encomendada pela L'Oreal Luxo em 2024 e que revelou 21 práticas racistas na jornada de compra do consumidor negro.

Como parte da estratégia de promoção da iniciativa, a marca lança um filme (assista abaixo), que apresenta o Código ao público. A campanha também contou com conteúdo no jornal O Globo e a próxima fase terá ativação com "influenciadores" digitais. Espie o post do ator Lázaro Ramos, aqui.

Mais de mil exemplares do livro serão enviados a formadores de opinião, incluindo ativistas na causa racial, CEOs das empresas signatárias do Mover, clientes da L’Oréal Luxo, liderança de companhias do segmento de luxo, associações e profissionais do campo do direito.

A versão digital completa do Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro, pode ser baixada aqui.

O Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro conta com o apoio do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), da Allos, administradora de 56 shoppings no Brasil, e da ABPS (Associação Brasileira de Perfumarias Seletivas).

Ficha Técnica:

Anunciante: L’Oréal Luxo
Agência: Beta Collective
Direção de Criação: Guilherme Cruz e Bernardo Tavares
Direção de Arte: Guilherme Cruz e Marcelo Monzillo
Conteúdo: Black Sisters in Law, Cirleide Bonfim, Glaucia Moraes, Dione Assis, Estúdio Nina, Ana Carla Carneiro, Carolina Campos, MOVER, Thassio Reis
Design Gráfico: Guilherme Cruz, Marcelo Monzillo e Vitória Melissa
Redação: Thassio Reis e Bernardo Tavares
Ilustração: Mulambö
Revisão: Lua Onawale e Nazaré Mota de Lima
Projeto Gráfico: Produceria
Produtor: Sid Fernandes
Produção de Video: Muuvies
Direção de Fotografia: Victor Miraglia
Câmera: Gabriel Pini
Edição: Alice Santiago e Victor Miraglia
Motion: Sidney Junior
Fotos: Mathaus Heringer

Aprovação do Cliente:
Head de Comunicação, Sustentabilidade e Diversidade, Equidade & Inclusão da L’Oréal Luxo: Bianca Ferreira
Diretor de Diversidade, Equidade & Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil: Eduardo Paiva
Coordenadora de Comunicação, Sustentabilidade e Diversidade, Equidade & Inclusão da L’Oréal Luxo: Cândida Andrade
Analistas: Andrezza Buzzani e Yan Gomes

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