arrow_backVoltar

Comercial da Nike

Cineasta acusa Malia Obama de plágio

19.05.25

Malia Obama está sendo acusada de copiar o trabalho de uma cineasta independente, por conta de um comercial que a filha do ex-presidente norte-americano dirigiu para a Nike, lançado no início deste mês (leia e assista aqui).

Natalie Jasmine Harris afirma que o comercial de um minuto de Obama tem cenas "surpreendentemente semelhantes" ao seu curta-metragem de 2024, "Grace" (assista abaixo).

Ao Business Insider, Natalie observou que havia muitas semelhanças técnicas nas filmagens que trazem cenas de duas meninas negras em uma brincadeira de bater as mãos — desde os ângulos de câmera até as tomadas, composição do enquadramento e paleta de cores.

É um problema de marcas que não apoiam artistas independentes e optam por pessoas que já têm reconhecimento, o que não gera filmes inovadores ou narrativas originais”, declarou Harris.

As duas diretoras se conheceram no Festival de Cinema de Sundance do ano passado, quando Natalie exibiu "Grace" e ambas tiveram filmes em competição, na estreia de Malia no tapete vermelho.

"I know art often overlaps, but moments like this hit hard when you’ve poured your heart into telling stories with care and barely get the recognition you deserve. If brands want a certain look, why not hire from the source instead of for name recognition", postou a Natalie no X (aqui).

Clube de Criação 50 Anos

Comercial da Nike

/