Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nova unidade do Ibope investigará o e-commerce
Acaba de chegar ao mercado a Ibope e-commerce, nova unidade do Grupo Ibope, que tem como missão acompanhar o internauta em sites de comércio eletrônico, para entender o comportamento dos consumidores durante todo o processo de busca, análises de alternativas e decisão de compra de produtos pela web.
Segundo o Ibope, no Brasil, o e-commerce segue o crescimento do uso da internet, que hoje registra mais de 100 milhões de usuários. Em agosto, o alcance da categoria de comércio eletrônico entre os internautas foi de 61%, sendo que os sites das lojas de varejo obtiveram o maior tempo médio de visita, com 59 minutos.
O Ibope destaca ainda que o comércio eletrônico também é impulsionado pelo crescimento da mobilidade no Brasil. Dispositivos como smartphones e tablets já representam 65% e 34%, respectivamente, dos aparelhos também utilizados para busca de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no país, afirma Alexandre Crivellaro, diretor executivo do Ibope e-commerce.
Nos primeiros seis meses de 2013, os homens foram os que mais compraram produtos pela internet, sendo responsáveis por 51% das transações. Apesar da classe C estar em ascensão, as classes A e B ainda representam a maioria deste universo, responsáveis por 64% das compras efetivadas pela web. Considerando a faixa etária dos consumidores, 62% têm de 15 a 34 anos.
Entre os setores que mais venderam produtos pela internet nos primeiros seis meses de 2013, destacam-se os de Cultura, com 26%; vestuário e calçados, com 15%; e informática, com 7%.