arrow_backVoltar

Comic Con San Diego 2021

Organização anuncia edição presencial em novembro

30.03.21

A Comic Con San Diego, um dos eventos de cultura pop mais conhecidos do mundo, terá uma edição presencial entre os dias 26 e 28 de novembro, no feriado de Ação de Graças nos EUA. O anúncio provocou críticas nas redes sociais.

As incertezas quanto à pandemia não impediram os organizadores de programar um evento especial, mas aparentemente o que tem causado mais comentários negativos é o fato de a edição ter sido agendada para o feriado em questão, data em que as famílias pretendem se encontrar, após tanto tempo de distanciamento obrigatório – isso se a covid-19 estiver mais controlada no país.

A organizadora do evento, a Comic Con International, alegou que retomar o evento presencial é uma maneira de fortalecer as reservas financeiras da entidade, que não tem fins lucrativos. “Embora tenhamos conseguido mudar de encontros pessoais para eventos online, a perda de receita teve um impacto agudo na organização, assim como aconteceu com muitas pequenas empresas, que necessitaram de horários de trabalho reduzidos e de cortes nos salários dos funcionários, entre outras medidas”, declarou o porta-voz David Glanzer. “Esperamos que este evento fortaleça nossas reservas e que seja um lento retorno a encontros pessoais maiores em 2022.”

No ano passado, a Comic Con, que seria em abril, foi adiada para julho e depois cancelada (relembre aqui). Na ocasião, foi comunicada uma reserva de data (final de julho). Não se sabia se o evento poderia ser presencial.

Para este ano, a Comic Con International já tem prevista uma edição digital, a Comic Con @Home. Ela está marcada para os dias 23 a 25 de julho, data para a qual tinham reserva.

Sobre o evento presencial, os organizadores alegaram que a ideia de promover essa edição em 2021 foi motivada por vários fatores. “Nossa esperança principal era poder nos reunirmos pessoalmente como a comunidade, algo que não conseguimos fazer desde o início do ano passado. Outra era tentar determinar a melhor forma de produzir eventos de maneira eficaz e segura à luz das preocupações atuais com a saúde, com o menor impacto negativo sobre os participantes”, justificaram.

A escolha do feriado foi explicada pelo excesso de eventos programados para o segundo semestre (muitos deles tinham sido adiados pela pandemia). O Centro de Convenções de San Diego, onde acontece a Comic Con, está com a agenda lotada. “Ficou claro que o espaço disponível para reuniões e exposições limitaria nossas opções. Das datas apresentadas com menos restrições, sexta-feira a domingo do fim de semana de Ação de Graças parecia ser o melhor equilíbrio entre o espaço disponível e nosso evento planejado”, afirmaram os organizadores, em comunicado

A Comic Con Special Edition é um evento mais curto do que as versões pré-pandemia (já foram realizadas 50 convenções anuais). A organização disse que essa é uma tentativa de começar devagar e com cautela enquanto, ao mesmo tempo, atendem ao desejo dos fãs de ter algo pessoal.

Ainda existem muitos fatores que são desconhecidos para nós neste momento, incluindo acomodações de espaço, restrições de viagem, restrições de capacidade e protocolos de segurança exigidos. Embora aberto a todos e com a esperança de que possamos acomodar fãs de todo o mundo, entendemos que, devido a possíveis restrições e desafios relacionados a viagens, a Comic Con Special Edition pode ser um evento frequentado principalmente por fãs com mais facilidades de viajar para San Diego”, observaram os organizadores no comunicado que atualizou o anúncio da convenção em novembro.

A Comic Con International acrescentou que hoje não é possível saber se a ideia será concretizada. “Embora estejamos otimistas sobre o quarto trimestre, não tivemos acesso a nenhuma informação específica sobre grandes encontros”. A organização avisa que custos, ingressos e dados como capacidade para receber participantes serão informados posteriormente.

Comic Con San Diego 2021

/