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Nova proposta da Warner Music
A Warner Music Brasil vai tentar emplacar uma nova modalidade de geração de receita no mercado fonográfico. Quem comprar um CD da coleção de coletâneas Nova Série terá direito a um truetone, gratuito, do artista relacionado ao disco comprado.
Não será possível escolher a canção do toque musical: cada CD é vinculado a um único truetone. Basta digitar um código no celular e enviá-lo para receber o toque da música pré-selecionado pela Warner Music.
A malandragem do slogan não deixa dúvidas quanto à proposta: Música com um toque a mais.
No total, são 150 títulos na coleção: dois terços deste total estão nas lojas neste final de ano, e o restante chega ao varejo ao longo de 2008. Há clássicos da música brasileira (antiguidades bacanas, românticas e populares), MPB, sertanejo, rock-pop e por aí vai. Todos os produtos são vendidos no formato digipack.
A vinculação de CDs a truetones pode até ser uma novidade, mas a relação entre música e telefonia celular, obviamente, não. Na verdade, o mercado mobile vem se desenhando como o futuro grande responsável pela inevitável recuperação da indústria fonográfica e não apenas com a mistura tripla entre jingles publicitários, pré-lançamentos de canções de artistas conhecidos e ringtones, os conhecidos ringles.
Na verdade, os celulares estão gradativamente turbinando o mercado de singles na Europa e será questão de tempo (entenda-se hábitos de mídia, dinheiro no bolso e tipo de aparelho disponível) para o modelo chegar no Brasil. Vale lembrar que a figura do single não existe em escala no varejo do País há décadas.
Com esta dobradinha música + celulares, volta à tona o foco às canções individuais, reflexo da cultura do download na internet, onde os internautas baixam apenas "a parte que realmente interessa" de álbuns inteiros - ou seja, as canções de sucesso.
A despeito de In Rainbows, do Radiohead, será que os álbuns conceituais e as óperas pop (independente da mídia), tão consagrados nos anos 1960 e 70, voltarão a ser a febre musical lá por 2050?
Alisson Avila
Comentários
Alex - Estratégia fraquissima da Warner! Isso não vai pegar aqui no Brasil, as pessoas querem CD's mais baratos ou uma boa vantagem para adquiri-los originais e não um toquezinho de celular.