Compromisso antirracista

TikTok anuncia frentes pela equidade

26.07.21

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Afrocaribenha e o Dia Nacional de Tereza Banguela foram celebrados neste domingo, 25. As datas foram apontadas pelo TikTok como início de um compromisso contra a discriminação e pela equidade que inclui uma série de medidas no Brasil.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 26, quando também foram reveladas as 60 organizações ganhadoras da terceira edição do Elas Periféricas, edital que, em parceria com a Fundação Tide Setubal, oferece apoio financeiro e técnico para entidades ou coletivos liderados por mulheres negras periféricas. Serão distribuídos R$ 20 mil a cada organização.

A companhia salienta que não tolera discriminação e racismo e que está comprometida com ações concretas para construir uma plataforma diversa, que reflita o mundo em que vivemos. “A diversidade de nossa comunidade é uma grande parte do que torna o TikTok um lugar inspirador e acolhedor e queremos promover e proteger isso a cada dia mais. Sabemos que esse é um trabalho que vai muito além de uma data, por isso, estamos atuando em diferentes frentes para buscar cada vez mais diversidade e equidade dentro da empresa, da plataforma e na sociedade”, completa, em comunicado.

O TikTok irá estabelecer parcerias com organizações especializadas para avaliar e monitorar o que está sendo feito.

As frentes desenvolvidas ou em fase de implementação anunciadas pelo TikTok são:

- #SouDonadaMinhaVoz - Para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Afrocaribenha, até 31 de julho a plataforma irá dar visibilidade para os conteúdos sobre diversidade e criadoras negras, com a hashtag #SouDonaDaMinhaVoz. Uma série de lives será promovida. A programação está repleta de convidadas que prometem inspirar e empoderar a diversidade. Entre as participantes estão a cientista de dados Nina da Hora; Silvia Nascimento, do site Mundo Negro; a streamer Sher Machado (@transcurecer); Andressah Catty, e as atletas Sabrina Cristina e Vanessa Cristina. Mais detalhes podem ser conferidos aqui.

- Apoio a organizações – Entrou como parceira da 3ª edição do Elas Periféricas, em parceria com a Fundação Tide Setubal. A empresa entra com investimento financeiro, apoio técnico e mentoria por 12 meses para as organizações escolhidas – veja a lista aqui. O TikTok afirmou que prioriza a alocação de recursos em projetos liderados por negros ou que tenham como público alvo expresso a população negra, como os feitos com Olodum e Digital Favela.

- Estímulo ao empreendedorismo negro – o TikTok informa que o fomento à economia digital e ao empreendedorismo faz parte de um de seus pilares de atuação social. Foram construídas parcerias com organizações como BlackRocks e Feira Preta.

- Recrutamento e desenvolvimento interno dos profissionais - Para tornar suas equipes mais equitativas e inclusivas, a companhia fechou acordo com organizações que irão ajudá-la a orientar os usuários do aplicativo sobre oportunidades de emprego no mercado para a população negra, apoiar o desenvolvimento de seus profissionais com treinamentos e aproximar talentos negros da plataforma.

- Campanhas diversas e representativas – Por acreditar que “é preciso dar o exemplo”, o TikTok irá aumentar a representatividade em todas as campanhas externas de marketing e comunicação. “Sempre buscamos ser inclusivos e continuaremos a promover equidade de pessoas negras nas ações de marca de forma cada mais representativa da diversidade brasileira”.

- Construindo conversas com organizações e criadores – A empresa reconhece a importância de estabelecer diálogos com criadoras negras para conhecer os desafios que elas vivenciam na plataforma. A medida vale para a comunidade diversa de grupos socialmente excluídos.

- Desenvolvendo novos criadores e dando espaço para novos artistas – O TikTok irá apoiar o desenvolvimento de criadores de conteúdo e a profissionalização da indústria de conteúdo digital. Neste ano, selecionará criadores negros e de outras comunidades para participar de um programa de aceleração. Como a música é parte importante do DNA criativo do TikTok, a companhia irá apoiar artistas negros que estão começando em suas carreiras. Esse trabalho começou em novembro do ano passado, e será expandido durante 2021.

- Engajamento de artistas da plataforma - Um dos diferenciais da plataforma é ter uma comunidade de artistas muito engajada, que se envolve com iniciativas de diversidade e inclusão promovidas pelo TikTok. A proposta é engajar mais artistas, convidando-os um envolvimento mais direto em ações de impacto social.

- Aprimoramento de ferramentas para aumentar a segurança da plataforma - Garantir um ambiente seguro e acolhedor para que os criadores possam se expressar de forma criativa e autêntica é uma prioridade da empresa. Ela está ampliando a diversidade racial de suas equipes de segurança e aprimorando as estratégias de moderação. O time do TikTok passa por treinamentos constantes sobre temas de combate ao racismo e outros tópicos de diversidade. Os sistemas de detecção de palavras-chave associadas a termos inequivocadamente racistas serão constantemente revisados. A empresa está aprimorando o aplicativo para facilitar a denúncia, oferecendo a opção "discriminações e comportamento de ódio". Recentemente foi lançado um recurso que permite bloquear contas em grupos. Também foram criados avisos que pedem que as pessoas reflitam antes de postar um comentário possivelmente maldoso.

Compromisso antirracista