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Empresa diz que moderação é questão de bom senso e que não há um nível de consumo sem riscos
"A Souza Cruz recebeu uma notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por estar utilizando as frases "Relaxe em excesso. Fume com moderação", "Divirta-se em excesso. Fume com moderação", "Crie em excesso. Fume com moderação" e "Leia em excesso. Fume com moderação" na sua nova campanha comunicada pela marca Free.
Segundo a ANVISA, estas frases incentivam o consumo de cigarros, atribuindo ao produto propriedades calmantes e/ou estimulantes.
Ainda segundo a notificação, a Souza Cruz tem 15 dias para apresentar sua defesa ou a impugnação do auto de infração sanitária.
Esclarecimentos:
1) A Souza Cruz é uma empresa responsável, que sempre atuou obedecendo a todas as normas legais. Esta campanha tem como objetivo melhor informar os consumidores sobre a moderação, sem deixar de ressaltar os riscos associados ao consumo de cigarros. A empresa sempre teve o compromisso de que toda e qualquer informação relevante deve ser disponibilizada para o consumidor. Por exemplo, em 1996, a Souza Cruz divulgou proativamente as informações dos teores de alcatrão e nicotina, impressos primeiramente nas embalagens de Free, atitude seguida por todas as outras marcas da companhia.
Os diálogos realizados com os representantes da sociedade civil e órgãos da administração pública - reportados no Relatório Social Corporativo de 2002 - confirmaram a importância de prover aos consumidores informações adicionais sobre seu produto.
2) A Souza Cruz está divulgando no seu site a lista de todos os ingredientes adicionados ao fumo durante a fabricação dos seus cigarros e dos constituintes da fumaça inalada. As informações foram divulgadas para a marca Free no dia 02/09 e no dia 16/09 estarão disponíveis para todas as marcas. Estas mesmas informações são anualmente prestadas à ANVISA, conforme a regulamentação vigente Resolução RDC No 105, de 31 de maio de 2001.
Como tais informações também são consideradas importantes pela ANVISA, a Souza Cruz resolveu trazer ao conhecimento dos consumidores o que antes ficava restrito ao órgão regulador.
3) Os posicionamentos da Souza Cruz sobre moderação e os riscos associados ao cigarro são muito claros, conforme podem ser vistos a seguir:
Fumar com moderação é diminuir o consumo de cigarros. Por exemplo, fumando menos cigarros por dia ou menos dias por semana. A relação entre o consumo de cigarros e doenças é baseada em estudos epidemiológicos realizados pela comunidade científica internacional. Estes estudos reportam uma redução estatística do risco relativo em grupos que fumam menos comparados com grupos que fumam mais e por mais tempo.
Não existe uma quantidade recomendada para fumar com moderação. Cada pessoa possui características próprias e está exposta a diferentes fatores de risco além do cigarro, como fatores genéticos e hereditários, exposição ambiental e ocupacional, hábitos alimentares e sedentarismo. Além disso, cada fumante fuma de um modo distinto dos demais, em quantidade ou na intensidade de tragada por cigarro. Assim sendo, a moderação para o consumo de cigarros é uma questão de bom senso, a ser avaliada pelo próprio fumante em cada caso concreto, mas sempre ressaltando que a única forma segura de evitar os riscos relacionados ao consumo de cigarros é não fumar.
4) Por isso, além das frases de advertência definidas pelo Ministério da Saúde, a empresa proativamente inseriu, em todos os materiais de comunicação nos pontos de venda desta campanha, a seguinte frase: Não há um nível de consumo sem riscos.
5) A Souza Cruz reconhece que fabrica um produto cujo consumo envolve riscos e, por ser uma empresa responsável, está determinada a trabalhar com todos os setores interessados em reduzir os riscos associados ao cigarro. Produzir e comercializar cigarros é uma atividade lícita e a nossa missão é fornecer produtos de qualidade a adultos que escolheram fumar com o conhecimento dos riscos associados ao hábito. O nosso negócio não é, definitivamente, persuadir pessoas a fumar, mas oferecer marcas de qualidade a adultos que já decidiram, livre e conscientemente, fumar. Nós defendemos e apoiamos regulamentações sensatas sobre o uso de produtos de fumo e também acreditamos que é do maior interesse público o atendimento dessa decisão individual de fumar por empresas fumageiras responsáveis como a nossa, que cumprem integralmente as exigências das leis e das regulamentações.
Diante do exposto, cremos que ao apresentarmos nossa posição para a ANVISA dentro do prazo estabelecido, clarificaremos definitivamente a questão."
Publicamos a posição da Souza Cruz porque divulgamos anteriormente nota sobre o processo que a Anvisa abriu contra a empresa.
Veja nota relacionada, abaixo.
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