Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Comercial em que Ronaldo passa trote é suspenso
O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a sustação do filme "Trote" (leia e assista aqui), criado pela F/Nazca S&S para o Claro Fixo.
O comercial é protagonizado por Ronaldo (o Fenômeno), que passa trotes no jogador Neymar. O filme apresenta o slogan O barato mais ilimitado para a sua família, divulgando o plano "Fale à Vontade".
O Conar recebeu denúncia de quatro consumidores, reclamando que o filme infringiria um artigo do código penal brasileiro, que condena a prática do trote. Dessa forma, eles consideraram o comercial "deseducativo" ao mostrar a prática. Além disso, os dois jogadores que participam da peça publicitária teriam grande apelo junto ao público infanto-juvenil - que poderia ser considerado mais suscetível a imitar a atitude retratada no comercial.
Em sua defesa, a Claro alegou que o código penal é contrário apenas a trotes aplicados a autoridades - como bombeiros e policiais - o que não era o caso exibido no filme. O anunciante também se defendeu argumentando que era claramente uma brincadeira e não incentivava o público a fazer o mesmo.
No entanto, o Conselho de Ética do Conar não aceitou a defesa da Claro e concordou com os consumidores, por maioria de votos, recomendando a sustação do comercial. Cabe recurso.