Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nissan tem anúncio suspenso
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a suspensão de anúncio criado pela LewLaraTBWA para Nissan.
A peça, exibida em veículos do trade publicitário, afirma que a montadora teve "54% de crescimento nas vendas" e provoca: "Este anúncio o Conar não tira do ar".
Há algum tempo, a Nissan vem veiculando campanhas em que compara seus automóveis aos de outras montadoras.
O mais recente filme da montadora (para promover o Nissan Tiida), também criado pela Lew'LaraTBWA, estreou na sexta-feira (25) e mostra rappers caracterizados como engenheiros da concorrência (assista aqui).
A Ford - que informou ao Clubeonline que não vai se manifestar sobre o assunto - entrou no Conar com pedido de sustação do comercial, mas a solicitação ainda não foi julgada pelo Conselho.
A Lew'Lara e a Nissan se posicionaram sobre a recomendação de suspensão do anúncio pelo Conar. Leia comunicado abaixo na íntegra:
A LewLaraTBWA e a Nissan adotaram, em meados do último ano, uma postura bem humorada e irreverente para abordar a concorrência nas campanhas de Nissan, destacando assim os atributos e diferenciais de seus produtos. Em relação ao anúncio suspenso pelo Conar (veiculado somente em veículos do trade publicitário), no qual a agência destaca os resultados obtidos pela montadora nos últimos meses - com 54% de crescimento nas vendas - a agência buscou somente ressaltar os números que comprovam a eficiência da comunicação utilizada. Em nenhum momento o objetivo foi questionar a atuação do Conar. Se o anúncio feriu algum artigo do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, a LewLaraTBWA pede desculpas. Vale ressaltar que a agência respeita e acata todas as decisões do Conar, suspendendo imediatamente as campanhas do ar após receber a notificação.
Em setembro do ano passado, o Conar solicitou que comercial do Nissan Livina, que citava os concorrentes Honda, Fiat e GM, fosse retirado do ar (leia aqui).