arrow_backVoltar

Conar

Kia Motors contra Hyundai Caoa

06.03.09

A Kia Motors do Brasil anuncia que registrou queixa no Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) nesta sexta-feira (06) contra a Hyundai Caoa do Brasil, importadora e distribuidora da montadora sul-coreana Hyundai.


A empresa é responsável pela veiculação de anúncio intitulado “Tucson Imbatível”. Na peça, são listados os principais concorrentes do veículo, mas o Kia Sportage não é mencionado.


O subtítulo do anúncio atribui ao Tucson “1º lugar em vendas de SUV Premium em 2008” (fonte: Fenabrave – Emplacamentos – janeiro a dezembro de 2008) e, na sequência, a lista dos oito primeiros: Hyundai Tucson, Mitsubishi Pajero (TR4 + Sport + Full), Honda CR-V, Toyota SW4, Chevrolet Captiva, Land Rover Free Lander, Toyota RAV4 e Jeep Cherokee, sem mencionar o Kia Sportage. 


A Kia argumenta que, de acordo com a Fenabrave, o ranking na categoria SUV relaciona, por ordem quantitativa, o Ford EcoSport (44.179 unidades), Hyundai Tucson (19.643), Mitsubishi Pajero (18.124), Chevrolet Tracker (8.698), Honda CR-V (8.164), Kia Sportage (7.106), Toyota SW4 (7.024) e Chevrolet Captiva (4.747).


Ao Conar, a Kia também reclama do fato de a Hyundai Caoa atribuir o “1º lugar Quatro Rodas – a maior autoridade em pesquisa de qualidade e satisfação dos consumidores no Brasil”. 


A Kia defende que o texto leva o leitor ao erro, à medida que "esta premiação do Tucson é referente à melhor compra de usados”.


Comentários

Nivaldo -  Apelou, perdeu. Ou melhor, perdeu, apelou.

Conar

/