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GM do Brasil manterá investimentos, diz presidente
A GM do Brasil garantiu nesta terça-feira (02) que manterá os planos de investimentos no país, apesar da crise atravessada pela matriz nos EUA.
O presidente da montadora no Brasil e operações no Mercosul, Jaime Ardila, aposta que a empresa seguirá lucrativa e afirmou que a companhia decidiu levar adiante investimentos de US$ 2,5 bilhões para o período de 2007 a 2012 na região, dos quais US$ 1 bilhão já foi aplicado.
"O Brasil continuará sendo o terceiro mercado mais importante no mundo para a corporação, depois dos EUA e da China", afirmou o executivo.
A ambição do governo dos EUA, que ficará com cerca de 60% da montadora norte-americana reorganizada, é que a companhia norte-americana deixe a proteção contra falência em um prazo de 60 a 90 dias.
A GM será dividida em duas: a "Nova GM" e a "Velha GM", a última que inclui partes da empresa que eventualmente serão liquidadas.
Segundo Ardila, a unidade brasileira da GM ficará na "Nova GM". "A recuperação judicial nos EUA não envolve nenhuma operação fora dos EUA ou operações totalmente independentes como a do Brasil", disse Ardila.
"O governo dos EUA será dono da 'Nova GM' e da GM do Brasil por um tempo", acrescentou.
Segundo Ardila, a GM do Brasil é lucrativa desde 2006. Entre 2002 e 2005, a subsidiária teve prejuízo acumulado de cerca de 1 bilhão de dólares, obrigando a matriz a injetar recursos na filial.
"Para os próximos cinco anos, estamos certos que a GM do Brasil não precisa de ajuda e não vai receber ajuda da matriz."
Sem detalhar números, Ardila afirmou que a GM do Brasil teve em 2008 seu melhor desempenho em 80 anos de história no país e que "está sendo lucrativa em 2009".
A GM do Brasil ficou com 20% do mercado nacional de veículos de janeiro a maio deste ano, de acordo com Ardila, nível que a empresa pretende manter em junho, quando se encerra a prorrogação da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis.
Ardila prevê que a indústria nacional venda 2,6 milhões de veículos em 2009, numa melhora sobre a estimativa de 2,4 milhões divulgada três meses atrás, mas abaixo das 2,8 milhões de unidades de 2008.
Ardila disse ainda que a empresa tem liquidez para se financiar, mas não informou sua posição de caixa. Para as próximas semanas, a empresa decidirá a fonte do US$ 1 bilhão necessário para fechar os investimentos planejados até 2012. "Hoje não estamos contratando empréstimos", disse.
Ardila afirmou também que nenhum veículo vai deixar de ser produzido no Brasil e disse que a companhia lançará um carro compacto de uma nova família chamada Viva, grande aposta da empresa, ainda em 2009.
Para 2010, a GM planeja lançar mais quatro veículos, um deles da linha Viva.
As informações são da Reuters, leia na íntegra aqui.