Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pesquisa investiga comportamento das crianças
A Viacom Networks Brasil divulga o mais recente relatório de seu projeto de estudo "Conicktado", em parceria com os institutos de pesquisa ONIdea e Play.
A pesquisa investigou como é o comportamento das crianças brasileiras na internet. Foram entrevistadas cerca de 150 crianças, com idade entre 8 e 14 anos, das cidades de São Paulo, Recife e Porto Alegre no mês de junho de 2011.
O estudo apurou que as crianças estão usando cada vez menos o e-mail. Dos 8 aos 9 anos, 82% dos entrevistados possuem correio eletrônico. Depois, a taxa só diminui: dos 10 aos 12 anos, 55% usam e-mail e dos 13 aos 14 anos apenas 27% usam o serviço.
Para eles, o e-mail funciona somente para se cadastrar nas redes sociais.
O estudo também revela que as crianças brasileiras têm contato com a internet a partir dos seis anos. Para 91% dos entrevistados dessa faixa etária, a rede mundial de computadores representa diversão.
A partir dos oito anos de idade, 54% dos participantes disseram que a internet é a principal fonte de busca do conhecimento (citando os buscadores Google e Yahoo!).
A partir dos 10 anos de idade, a interação se torna a principal característica da rede. Para 85% das crianças, a partir desta idade se conectam para falar com amigos e interagir com outras pessoas.
Os lugares de acesso também variam de acordo com a faixa etária. De 8 a 10 anos, as crianças entram na rede a partir de computadores em casa, na casa de avós ou tios, ou a partir da escola, por exemplo. Esses são os locais com mais controle.
A partir dos 11 anos, os entrevistados disseram que acessam a internet com mais liberdade de computadores em seus quartos, na casa de amigos, em lan houses ou pelo celular.
A pesquisa buscou detectar ainda quais são as influências das redes sociais na vida das crianças: 55% dos ouvidos usam as redes para conversar com amigos; outros 36% para jogos; 15% para postar e ver fotos; e o restante para enviar e receber recados.
Segundo as crianças, as redes sociais são usadas para se auto-afirmar ou se promover, avisar os amigos o que estão fazendo, perguntar e responder sobre a vida deles e também interagir e se divertir".
Entre as redes sociais preferidas estão Facebook, Orkut, Twitter, Formspring, YouTube,Tumblr e MSN.
O "Conicktado" é uma rede de relacionamento fechada, criada em 2010 para descobrir gostos e costumes de crianças e adolescentes.