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Consumer Insights

Kantar apresenta resultado de pesquisa e tendências para 2014

13.03.14


O estudo "Consumer Insights", realizado pela Kantar Worldpanel, mostra que a classe média sustentou o consumo do país em 2013. Além disso, os lares que migraram da classe D e E para a C garantiram o crescimento do mercado, aumentando o número de itens comprados por viagem.



A nova formatação da classe média, também demonstra interesse na compra de uma gama maior de produtos, além daqueles de subsistência. Segundo o estudo, é possível observar que o varejo tradicional se consolidou após dois anos de baixo desempenho, apresentando crescimento de 17% em volume, nove itens levados por viagem e tíquete médio de R$ 21,12.



Já os atacadistas tiveram aumento de 10% em volume, tíquete médio de R$ 65,45 e registraram cerca de 28 itens por ida ao estabelecimento.



O ano de 2013 terminou com quatro categorias chamadas pelo instituto de "cinco estrelas", que registraram crescimento em volume médio por viagem e frequência de compra: a batata congelada foi uma delas, que, com a entrada de novos fabricantes no mercado e o fortalecimento no varejo tradicional e no atacado firmou-se como destaque na cesta de alimentos do último ano.



Contando com investimentos de diversos concorrentes e com a retração das bebidas à base de soja, o suco pronto passou a fazer parte da lista de compras de mais lares.



A categoria de detergente líquido para roupas também está atingindo cada vez mais os lares, principalmente por conta de suas embalagens com tamanhos maiores.



Os antissépticos bucais cresceram em todos os canais, atraindo 1 milhão de novos lares em 2013, sendo um dos destaques da cesta de higiene e beleza.



Para este ano, com eventos importantes no país, o estudo indica que a tendência para acompanhar os jogos é que as pessoas se alimentem mais em casa - comportamento já observado no ano anterior, uma vez que comer fora tem saído cada vez mais caro, fazendo com que as pessoas se acostumem a comer antes de sair de casa. Com os jogos, as pessoas devem aumentar esse consumo, reunindo amigos e familiares para a torcida dentro das próprias casas.



Quando o assunto são os bens não duráveis, além do smartphone e notebook, um constante desejo dos brasileiros durante os eventos esportivos é poder adquirir televisores. E a expectativa é de que só no primeiro semestre as vendas de TVs cresçam 40%.



O gasto com vestuários está há cinco anos entre os que mais crescem dentro do lar do brasileiro. A constante preocupação com a forma de se apresentar continua impulsionando esse mercado. Já a crescente oferta por produtos e o movimento de 'humanização' dos animais fez com que os gastos com os pets aumentassem 50% nos últimos anos.



Leia anterior sobre o assunto aqui.


Consumer Insights

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