arrow_backVoltar

Consumidor moderno

Shopper Experience apresenta pesquisa

06.10.11

Com a inclusão das classes C e D no mercado nacional, surge um novo consumidor, mais conectado, ciente de seus direitos e antenado com as tendências globais, segundo apurou a pesquisa inédita “Desvendando o consumidor moderno”, conduzida pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, publicação do Grupo Padrão.


Do total de entrevistados, 68% costumam acessar a web e 44% se percebem como "consumidores modernos", não só atualizados em tecnologia e assíduos na internet, mas alinhados ao consumo responsável, à praticidade, bons preços e qualidade.


Entre os consumidores entrevistados, 56% não se consideram modernos, são "convencionais".


A pesquisa mostra que 11% dos consumidores em geral têm blog, percentual que, entre os modernos, aumenta para 13%.


A internet é plenamente presente na vida do consumidor moderno – 86% deles estão diariamente conectados contra 82% dos consumidores convencionais; 42% dos modernos fizeram compras pela internet no último mês contra 36% dos convencionais.


Em relação aos direitos, 53% dos consumidores modernos afirmam que estão mais atentos à qualidade e credibilidade dos produtos; 41% fazem valer os direitos de trocar produtos com defeitos; e 39% exigem um bom atendimento.


A pesquisa aponta ainda quais são os critérios adotados pelos consumidores modernos para definir a compra. Entre os destaques estão preço justo, atendimento diferenciado, qualidade do produto e variedade nas opções.


O estudo apurou que os consumidores modernos são extremanente atualizados, acompanham de perto novidades tecnológicas e a moda; estão alinhados ao conceito de consumo responsável; buscam praticidade; boas condições de compra (preço e pagamento); e segurança na hora da compra.


“Esse consumidor moderno tem um grande poder de mobilização, porque tem mais acesso à informação. Nas redes sociais, por exemplo, compartilha experiências sobre produtos e serviços. Embora haja uma predominância de consumidores modernos das classes A e B, observamos que as classes C e D têm representatividade entre os novos consumidores”, detalha Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa.


 A pesquisa quantitativa contou com 600 entrevistas, realizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Participaram brasileiros das classes A, B, C e D com idades entre 18 anos e 64 anos.

Consumidor moderno

/