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Consumo

Brasileiro quer gastar com grife e poupar pouco

20.01.12

O banco Credit Suisse realizou pesquisa que aponta que os consumidores brasileiros, mesmo aqueles com renda de média para baixa, são os mais propensos a gastar dinheiro com itens de grife, em comparação com outros seis países analisados - Rússia, China, Índia, Indonésia, Egito e Arábia Saudita, informa o Radar Econômico, do Estadão.


Do total de entrevistados no Brasil, com renda inferior a US$ 1 mil, 62% disseram estar dispostos a comprar roupas ou tênis de marca nos próximos 12 meses, percentual maior do que o verificado nos demais países analisados. 


Entre os que ganham mais de US$ 2 mil, 64% afirmaram que comprarão esse tipo de produto, proporção também superior à verificada nas demais nações emergentes.


A informação faz parte da pesquisa que mostra que a população brasileira é muito mais propensa a gastar do que a poupar. Em um tópico chamado “Brasil, apetite para a vida”, o estudo do banco suíço afirma: “O quadro pintado para os consumidores brasileiros na nossa pesquisa coloca-os em posição diferente de muitos dos seus colegas de outros países. Gastos supérfluos estão muito mais presentes e espelham uma taxa de poupança relativamente baixa”.


O estudo constatou que os brasileiros poupam cerca de 10% do que ganham. Já os chineses guardam 31% da renda. Entre as nações analisadas, apenas o Egito tem poupança menor que o Brasil, de 7%.


O consumidor brasileiro se destaca também no mercado de automóveis: 68% dos entrevistados disseram ter planos de financiar um veículo nos próximos 12 meses, percentual maior do que nos demais países estudados. Em segundo lugar vem a Índia, onde 60% dos consumidores planejam comprar um carro a prazo.


A pesquisa do Credit Suisse notou que o brasileiro atualmente é o mais otimista entre os povos pesquisados. Aqui, 63% das pessoas acreditam que sua situação financeira pessoal vai melhorar nos próximos 12 meses; 33% acham que ela tende a continuar como está e apenas 4% dizem que vai piorar.

Confira outros dados do estudo aqui.

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