Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasileiro + disposto a gastar com supérfluo
Pesquisa realizada pela consultoria Nielsen revela que, em 2010, os consumidores brasileiros e os asiáticos são os mais dispostos a retomar gastos em despesas que não são consideradas essenciais, como reformas da casa, artigos tecnológicos e férias.
O estudo ouviu, em dezembro de 2009, 17,5 mil usuários de internet em 29 países, sobre sua confiança na economia, suas principais preocupações e seus hábitos de consumo.
A pesquisa coloca o Brasil no terceiro lugar do ranking de otimismo em relação à recuperação econômica, com índice de confiança de 110, em uma escala de 0 a 200. Somente Índia e Indonésia estão à frente do Brasil.
Há seis meses, o índice brasileiro era de 96, quando o país estava na quarta posição da lista.
Quase metade dos brasileiros (49%) considera que 2010 será um bom ou um excelente momento para voltar a gastar em artigos supérfluos. Apenas 33% dos argentinos e 29% dos mexicanos pensam da mesma forma. Nos EUA, 31% se disseram dispostos a investir em artigos supérfluos.
Ainda de acordo com a pesquisa, 39% dos brasileiros planejam gastar dinheiro em férias, 43% em artigos tecnológicos e 40% em reformas em suas residências.
O índice de confiança dos consumidores no mundo subiu de 82 para 87 entre junho e dezembro de 2009.
Leia matéria da BBC Brasil na íntegra aqui.
Valéria Campos