arrow_backVoltar

Consumo

Brasileiro + disposto a gastar com supérfluo

18.01.10

Pesquisa realizada pela consultoria Nielsen revela que, em 2010, os consumidores brasileiros e os asiáticos são os mais dispostos a retomar gastos em despesas que não são consideradas essenciais, como reformas da casa, artigos tecnológicos e férias.


O estudo ouviu, em dezembro de 2009, 17,5 mil usuários de internet em 29 países, sobre sua confiança na economia, suas principais preocupações e seus hábitos de consumo.


A pesquisa coloca o Brasil no terceiro lugar do ranking de otimismo em relação à recuperação econômica, com índice de confiança de 110, em uma escala de 0 a 200. Somente Índia e Indonésia estão à frente do Brasil.


Há seis meses, o índice brasileiro era de 96, quando o país estava na quarta posição da lista.


Quase metade dos brasileiros (49%) considera que 2010 será um bom ou um excelente momento para voltar a gastar em artigos supérfluos. Apenas 33% dos argentinos e 29% dos mexicanos pensam da mesma forma. Nos EUA, 31% se disseram dispostos a investir em artigos supérfluos.


Ainda de acordo com a pesquisa, 39% dos brasileiros planejam gastar dinheiro em férias, 43% em artigos tecnológicos e 40% em reformas em suas residências.


O índice de confiança dos consumidores no mundo subiu de 82 para 87 entre junho e dezembro de 2009.


Leia matéria da BBC Brasil na íntegra aqui.


Valéria Campos

Consumo

/