arrow_backVoltar

Consumo

47% compraram produto pirata em 2008

22.01.09

Pesquisa realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro) constata que o consumo de produtos piratas avançou cinco pontos percentuais de 2007 para 2008 e ganhou a adesão de 8 milhões de consumidores no mercado nacional.


O preço menor segue como o principal atrativo desse mercado.


O levantamento, feito em mil domicílios de 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas do país, aponta que 47% dos entrevistados adquiriram algum produto pirata em 2008, ante 42% nos anos anteriores.


O preço mais em conta foi a justificativa apresentada por 94% (contra 97% no ano anterior), enquanto 15% apontaram a facilidade de encontrar o produto (ante 7%).


Entre os produtos piratas escolhidos, destaque está no avanço do consumo de DVD que saltou de 53% para 69%.


Os CDs continuam, no entanto, no topo do ranking do produto mais comprado, com 83% do consumo, contra 86% no levantamento anterior.


Entre os entrevistados que não adquiriram piratas, a baixa qualidade dos produtos foi a explicação apresentada por 55% (versus 48% na pesquisa anterior) e a falta de garantia, por 20% (contra 16% anterior).


O percentual de entrevistados que deixa de comprar esse tipo de produto pelo medo de ser punido é de apenas 5%.


Em relação ao nível de conscientização quanto aos danos causados pela pirataria, para 64% dos entrevistados o uso de produtos piratas pode trazer alguma consequência negativa, percentual menor do que os 67% observados no ano passado.


O percentual de pessoas que associa a pirataria ao crime organizado também caiu de 72% em 2007 para 68% em 2008.


Houve uma redução mais ampla entre os que acreditam que a pirataria alimenta a sonegação, já que esta parcela passou de 82%, no ano passado, para 77%, neste ano.


Ou seja, hora de fazer uma boa campanha de conscientização da população.


Com informações da Folha Online, na íntegra aqui.

Consumo

/