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Mulheres têm 42% dos novos carros
As mulheres compraram quase a metade dos 3 milhões de automóveis vendidos no país em 2009. Em uma década, a participação do público feminino na compra direta de carros saltou de 25% para 42%, segundo cálculo das montadoras.
Além disso, elas influenciam em metade das aquisições feitas pelos homens.
De olho nesse aumento de participação, as montadoras, na última década, desenvolveram vários itens dirigidos a esse público, como tecidos de bancos que não desfiam roupas, maçanetas que protegem as unhas e porta-objetos.
Pesquisa feita ao longo dos últimos três anos, que acaba de ser concluída pela Renault do Brasil, mostra que a preferência das mulheres está cada vez mais próxima da dos homens no que se refere ao automóvel.
"Apesar de algumas necessidades específicas, os critérios de compra estão muito próximos aos do homem", afirma Maristela Castanho, diretora de produto da empresa. Foram ouvidas cerca de 7 mil pessoas em vários estados.
Nos critérios de compra, 43% das mulheres apontam o preço como o mais importante, resposta escolhida por 38% dos homens.
Conforto é o segundo item mais valorizado para 32% do público feminino e 28% do masculino. Consumo e estilo externo estão quase empatados, com cerca de 28% e 27% das preferências, respectivamente.
Já o espaço interno é mais valorizado pelas mulheres, enquanto valor de revenda e robustez têm mais pontos entre os homens.
A pesquisa da Renault será repetida daqui a dois anos, para ter base comparativa. A diretora ressalta que os resultados atuais vão balizar o desenvolvimento dos próximos carros da marca, previstos para chegarem ao mercado daqui a três ou quatro anos. Com a convergência cada vez maior de gostos entre os sexos, a tarefa tende a ser menos complicada.
Segundo o gerente de planejamento de marketing da Volkswagen, Fabrício Biondo, foi por meio de pesquisas que a empresa constatou o desejo das clientes de itens como porta-trecos e posição mais elevada para dirigir.
O Fox, lançado em 2003, incorporou vários deles e é o preferido da marca entre as mulheres, com 52% das vendas.
A diretora da General Motors Isela Costantini conta que o Agile, lançado em 2009, foi desenvolvido para todos os públicos, mas vários detalhes são resultantes de pesquisas com mulheres, como a posição ao dirigir, mais elevada do que um compacto normal.
O diretor de produtos da Fiat, Carlos Eugênio Dutra, lembra que muitos dos itens valorizados por mulheres atraem também os homens, apesar de eles focarem mais a potência e o desempenho do veículo e a mulher, a funcionalidade e segurança. O preferido da marca é a perua Palio Adventure, com 47% da venda para mulheres.
Leia a matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.