arrow_backVoltar

Consumo

Crescimento de 4% em 2010, diz Nielsen

24.02.10

O setor de bens de consumo no Brasil deve crescer pelo menos 4% em 2010, quase o dobro do incremento registrado em 2009 (2,2% sobre o ano anterior), de acordo com projeções da Nielsen.


Eduardo Ragasol, presidente da Nielsen Brasil, relaciona o crescimento a investimentos que são esperados este ano.


"Como o Brasil está nos holofotes mundiais, receberá recursos para o setor produtivo, para áreas de infraestrutura – energia, estradas e comunicações – e também por conta dos eventos esportivos da Copa e da Olimpíada . Tudo isso gera um ambiente de confiança” , afirmou o executivo durante o “Café setorial - Bens de Consumo – Para onde irá o R$ do brasileiro em 2010?”, encontro que aconteceu nesta terça-feira (23) na Amcham-São Paulo.


Ao longo de 2009, a Nielsen fez um levantamento envolvendo 159 categorias de produtos.


O setor de alimentos apresentou recuperação em relação a 2008, com destaque para mercearia doce (aumento de 1, 2% em 2009 frente a queda de 1,1% em 2008) e salgada (0,9% contra -0,7%) e perecíveis (6,5%, versus -0,1%).


Na área de higiene e limpeza, o ano passado também foi de retomada (2,5% contra -0,6%). As bebidas não-alcoólicas cresceram 2,8%, acompanhadas pelas alcoólicas (2,9%), com destaque para cervejas.


A pesquisa da Nielsen aponta ainda as tendências de consumo que deverão permear o ano de 2010.


Segundo o estudo, os consumidores emergentes estarão cada vez mais exigentes. Além disso, produtos que envolvem conceitos vinculados a saúde, conveniência e praticidade (vida urbana e tempo escasso), economia e indulgência (compras como recompensa) terão oportunidades.


A pesquisa também aponta que há condições de expansão de negócios nas regiões Norte e Nordeste, com a melhora do poder aquisitivo da população e o maior acesso a crédito.

Consumo

/