arrow_backVoltar

Consumo

Mulheres são fiéis às marcas de produtos de beleza

26.06.07

Pesquisa “O Consumo de Produtos de Beleza no Brasil: Perfil e Hábitos”, realizada pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo), em parceria com a Canal Varejo, detectou que 78% das mulheres são fiéis às marcas dos produtos de beleza que consomem.


O objetivo do estudo foi investigar o comportamento de compra da consumidora de produtos de beleza no Brasil.


Foram entrevistadas 500 mulheres da cidade de São Paulo que compram pessoalmente os produtos de beleza para seu uso pessoal.


Do total, 81% das respondentes garantiram que não trocam seus produtos por outros que tenham embalagens com design mais elaborado.  


A investigação foi segmentada em três grupos “Busca de informações e a escolha de produtos de beleza”, “Critérios para seleção do canal preferido” e “Aspectos complementares”, que analisa fatores como compra por impulso e fidelidade à marca.


Com relação à busca de informações, os resultados indicam que as consultoras de beleza se destacam como referência sobre os produtos. Entretanto, a maioria das entrevistadas informou que poucas vezes ou nunca recorrem a outras pessoas para a escolha deste tipo de produto.


Ainda sobre a comunicação e a busca de informações, considerando que a amostra da pesquisa é caracterizada, na sua maioria, por mulheres com renda familiar até 8 salários mínimos, observa-se que há baixa penetração da internet como canal de informações ou compras. O catálogo é a fonte de informações mais citada, seguido pelas ações de merchadising e pela propaganda de televisão.


Já com relação aos locais preferidos de compras, os supermercados se destacam como local de aquisição de produtos como xampus e condicionadores.  

Consumo

/