arrow_backVoltar

Consumo

Linha branca e informática com maior intenção de compra

13.02.07

Neste primeiro trimestre, os consumidores pretendem comprar produtos dos segmentos Linha Branca, com 8,6% de intenção de compra, e Informática, com 7,4%, segundo apurou o estudo “Expectativas de Consumo – Janeiro a Março de 2007”, conduzido pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a consultoria Canal Varejo.


Em terceiro lugar na intenção de compra está o segmento Material de Construção, com 6%, seguido por Telefonia e Celulares, que neste trimestre caiu do terceiro para o quarto lugar, com 5,4% de intenção de compra.  


Segundo os dados, o percentual de consumidores que não pretendem adquirir produtos dos segmentos pesquisados baixou de 63,2% (registrado no último trimestre de 2006), para 54,8% no primeiro trimestre de 2007. No entanto, o percentual de pessoas sem intenção de compra encontra-se acima do patamar registrado na mesma época do ano passado (37,2%).  


Os dados também indicam que o consumidor pretende gastar mais. O setor de Linha Branca, que está no topo da lista, apresentou um aumento de 86,48% nesta quantia, passando de R$ 745,88, registrado no último trimestre de 2006, para R$ 1.390,93 neste trimestre.


Já o segmento Automóveis apresentou um aumento de 52,75% nesta quantia, passando de R$ 13 mil para cerca de R$ 19 mil.


Já a categoria de Material de Construção, que está em terceiro lugar no ranking, sofreu uma queda na intenção de gasto de 54,98%, passando de R$ 2.750,65 para R$ 1.238,33. 

Consumo

/