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Estudo define três perfis de comportamento para compras
Capital Pessoal, estúdio de inteligência ligado ao comportamento do consumidor e a novas tendências, realizou estudo e identificou três diferentes perfis de comportamento relacionados ao momento do consumo: o perfil "Sessão da Tarde", o "Turista" e o "Pac Man".
A maioria que se encaixa no grupo Sessão da Tarde é mulher, das classes A, B e C, numa faixa etária que pode ir de 20 até 60 anos, casadas, que não trabalham, trabalham meio período ou estão aposentadas.
Esse tipo de consumidor tem um perfil de comportamento de dedicação aos filhos e à família, gostam de aproveitar o tempo com eles. São carinhosas e afetivas, adoram presentear e preparar pequenos mimos a toda hora.
Quando vão a centro de compras, esse perfil de consumidor deseja muito mais do que suprir necessidades básicas de consumo: eles querem passear, fazer cursos, olhar as vitrines.
No ambiente de compras, procuram atividades para as crianças (teatrinho, programas educativos, entre outros), cinema e praça de alimentação.
Já o perfil Turista, engloba principalmente homens e mulheres mais jovens, de 18 a 35 anos, principalmente solteiros, sem filhos. São pessoas dinâmicas, atualizadas e com referências sobre cultura, tecnologia e moda.
Esse consumidor, quando vai às compras, quer suprir sua fome pelo novo e ao mesmo tempo "esfriar a cabeça". Estão à procura de novidades, checar se existe algum evento, show ou exposição naquele ambiente. Passam muito tempo na praça de alimentação ou no cinema. Nas compras, consomem algo diferente, por impulso principalmente.
Por fim, os consumidores que se encaixam no perfil Pac Man são aqules famosos "consumistas", eles querem comprar tudo.
São homens e mulheres numa ampla faixa etária, geralmente casados ou comprometidos. São hiperconsumistas, exigentes, gostam de muita variedade (preço e produto) e procuram por absoluta eficiência na compra: ampla oferta de lojas (quantidade e variedade), atendimento especializado e serviços diversificados.
São que fazem uma distinção forte entre compra e passeio. São atraídas por um mix de produto diversificado e sua necessidade principal consiste em realizar ótimas compras, sentir que comparou os melhores produtos e preços, economizar tempo e encontrar muita variedade.
Eventualmente fazem alguma parada na praça de alimentação ou no cinema. Na sacola de compras, artigos apenas necessários para o dia-a-dia ou para uma necessidade específica.
Valéria Campos